A Cidade concluiu o Parque Linear Honorio Pueyrredón, adicionando 10.000 m² de novo espaço verde em Caballito.

Más leídas

O governo da cidade concluiu a construção do Parque Linear Honorio Pueyrredón, um projeto que transformou parte da avenida Honorio Pueyrredón em um novo espaço verde, conectando as praças 24 de Setembro e Giordano Bruno no bairro de Caballito. A intervenção criou quase 10.000 m² de superfície verde absorvente, ampliou significativamente a área pedestre, tornou as travessias mais seguras e adicionou novos espaços recreativos para milhares de moradores.

Declarações Oficiais

“Esta obra é fundamental para a comuna 6 e um dos bairros mais densamente edificados da Cidade, como é Caballito. Transformamos mais de 15.000 m² de espaço público, somando 10.000 m² de nova superfície verde e melhorando a qualidade de vida de 84.000 pessoas. É um exemplo de como transformar o espaço público para benefício dos moradores”, afirmou Ignacio Baistrocchi, ministro de Espaço Público e Higiene Urbana.

“Conectamos as praças do bairro através de um corredor verde, gerando um ambiente mais seguro, confortável e sustentável. Agora é tarefa de todos cuidar dele”, acrescentou Baistrocchi durante uma visita ao novo parque linear junto ao presidente da Comuna 6, Federico Ballán, e outros funcionários.

Novo espaço verde em Caballito

Benefícios da Obra

O parque linear se estende ao longo de 8 quarteirões da avenida Honorio Pueyrredón, entre Av. Gaona e Neuquén, abrangendo mais de 23.000 m² de superfície intervencionada. Desse total, mais de 16.600 m² foram transformados em novo espaço público, incluindo 9556 m² de áreas verdes e 7.000 m² de espaços pedestres.

Novas Instalações e Espaços Públicos

O parque conta com dois pátios de jogos inclusivos para crianças, três áreas esportivas com postos aeróbicos e equipamentos de treinamento, e áreas de descanso com bancos e lixeiras, promovendo o encontro e a atividade ao ar livre.

Além disso, a ampliação da superfície verde incluiu o plantio de grama em milhares de metros quadrados, mais de 200 novas árvores (carvalhos, plátanos, tília, jacarandá, entre outros) e a incorporação de vegetação nativa. Também foi instalado um sistema de drenagem urbana sustentável para filtrar e retardar a chegada da água da chuva à rede pluvial da Cidade, reduzindo o risco de inundações.

novo espaço verde na Cidade

Segurança e Acessibilidade

A transformação dos 8 quarteirões da avenida também implicou a realocação de pontos de ônibus, mantendo o estacionamento permitido na mão leste da avenida e adicionando 9 baías de parada na outra mão para carga, descarga e embarque e desembarque de passageiros.

Para melhorar a segurança, foram eliminadas áreas fechadas e pontos cegos, adicionadas câmeras de segurança para melhorar a monitorização e reforçada a iluminação para uma melhor visibilidade noturna. Foi incluída uma barreira de proteção na borda entre a área de jogos e as faixas de tráfego para impedir a passagem de pessoas, especialmente crianças, para a pista com circulação veicular.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Chegou o calor: qual é o melhor horário para fazer exercícios ao ar livre

Durante os dias de altas temperaturas, fazer exercício ao ar livre pode se tornar um desafio, já que o...

Noticias relacionadas