24% das espécies de fauna de água doce estão ameaçadas de extinção.

Más leídas

Investigação da UICN alerta sobre a grave ameaça à fauna de água doce

A maior pesquisa internacional realizada pela UICN, publicada na revista Nature, adverte que 24% das espécies de fauna de água doce estão em riscos de extinção. Em ecossistemas como rios e lagos, onde habitam 23.000 espécies, incluindo peixes, caranguejos e insetos como libélulas, uma em cada quatro enfrenta o risco de desaparecer.

Pesquisadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) identificaram as principais causas dessa tendência alarmante: a contaminação da água, especialmente por inseticidas agrícolas, a construção de barragens, a pesca ilegal e a introdução de espécies invasoras.

Ecossistema de água doce

Espécies mais ameaçadas

O estudo revela que os caranguejos de água doce são os mais afetados, com 30% em riscos de extinção, seguidos pelos peixes de água doce (26%) e pelos insetos como libélulas (16%). No total, aproximadamente 24% das 23.000 espécies avaliadas estão ameaçadas.

Os ecossistemas de água doce, que abrigam mais de 10% de todas as espécies conhecidas, fornecem benefícios cruciais como o ciclo de nutrientes, o controle de inundações e a mitigação das mudanças climáticas. No entanto, a perda de biodiversidade está deteriorando esses habitats vitais.

Fauna de água doce
Fauna de água doce

Maior pesquisa

Catherine Sayer e sua equipe realizaram esta macro pesquisa para atualizar a “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas” da UICN, que inclui 23.496 espécies de peixes, crustáceos decápodos (como caranguejos e camarões) e odonatos (como libélulas e moscas damselfly).

O estudo mostra que 54% das espécies ameaçadas são afetadas pela contaminação, 39% por barragens e extração de água, 37% pela mudança no uso da terra e 28% por espécies invasoras e pragas.

Essas descobertas destacam a necessidade urgente de abordar as ameaças para prevenir mais declínios e perdas de espécies, conclui a professora Catherine Sayer.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Cientista argentina desenvolve dispositivo para detectar poços de água potável e o leva para a NASA.

Uma estudante da UNSAM se tornou o orgulho de toda a comunidade educativa por ter ganho uma competição internacional...

Noticias relacionadas