Alerta de incêndio na Califórnia: chegam às colinas de Hollywood e já há pelo menos cinco mortos.

Más leídas

Os incêndios na Califórnia não dão trégua. Centenas de bombeiros tentavam nas últimas horas conter as enormes barreiras de fogo que avançavam sem controle em diferentes áreas.

Já foi relatado que as chamas chegaram às colinas de Hollywood. Isso ocorre após invadirem o condado de Los Angeles e o vizinho Ventura, em menos de 24 horas. Até o momento, foi relatado que, pelo menos cinco pessoas morreram.

Incêndios na Califórnia se espalham

O ano começou com desespero para o Estado. A área residencial de Pacific Palisades foi arrasada, segundo relatos das autoridades, e ainda não conseguiram controlar as chamas.

A gravidade dos incêndios. A gravidade dos incêndios. (Foto: EFE).

Os ventos de Santa Ana, que sopravam com força desde as primeiras horas de terça-feira, e a extrema aridez do ambiente, dificultaram as tarefas dos bombeiros.

A emergência, que muda a cada momento, já deixou pelo menos cinco mortos, numerosos feridos e centenas de construções destruídas.

Na noite de quarta-feira, a preocupação aumentou porque um novo incêndio havia começado nas colinas de Hollywood, perto do icônico letreiro, o que levou a novas ordens de evacuação.

O Teatro Dolby, onde ocorre anualmente a cerimônia do Oscar, um dos edifícios localizados na zona de evacuação. Assim como o anfiteatro ao ar livre Hollywood Bowl e a Calçada da Fama de Hollywood.

Este incêndio também estava afetando o Runyon Canyon, uma área popular entre os caminhantes e entusiastas do ar livre.

“Priorizem sua segurança”

“Por favor, priorizem sua segurança e o bem-estar de quem os rodeia”, pediu aos cidadãos o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

“Os fortes ventos e a baixa umidade colocam todos os residentes do condado em perigo”, explicou.

Mais de 100.000 pessoas foram obrigadas a evacuar em todo o condado de Los Angeles nas últimas horas e mais de 1000 estruturas, entre residências e outros edifícios, foram consumidas pelas chamas.

“A origem dos incêndios é desconhecida e está sob investigação”, acrescentou Marrone.

Na noite desta quarta-feira, havia cerca de 300.000 lares sem eletricidade no sul da Califórnia devido aos danos causados pelo fogo e pelos ventos, que haviam diminuído em intensidade em relação à terça-feira.

Na tarde de quarta-feira, também foram emitidas ordens de evacuação para algumas áreas de Santa Mônica, ao sul de Pacific Palisades, um dos locais mais populares entre os moradores locais e turistas.

O que são os ventos de Santa Ana?

Os ventos de Santa Ana, essenciais neste caso para a propagação das chamas, são um fenômeno meteorológico característico do sul da Califórnia.

Trata-se de ventos quentes e secos que se originam no interior do sudoeste dos Estados Unidos, principalmente em áreas de alta pressão localizadas em Nevada e Utah.

Canalizam-se em direção à costa do Pacífico, acelerando à medida que descem pelas montanhas. São conhecidos por sua capacidade de secar rapidamente a vegetação, aumentando o risco de incêndios florestais.

As rajadas geralmente serão de cerca de 80 a 100 km/h, mas localmente podem chegar a 160 km/h em partes de terrenos mais elevados.

Os serviços de emergência, no limite

Incêndios na Califórnia. Incêndios na Califórnia.

Os incêndios em curso estão levando a capacidade dos serviços de emergência ao limite.

E é que, embora a temporada de incêndios na região costumasse começar em maio e terminar em outubro, hoje é já “um problema perene“, como destacou o governador Gavin Newsom.

Últimas noticias

Aliadas silenciosas: os benefícios das pradarias marinhas para o planeta

As pradarias marinhas são ecossistemas subaquáticos formados por plantas marinhas conhecidas como fanerógamas marinhas. Estas plantas são angiospermas adaptadas...

Noticias relacionadas