Para 2025, prevê-se um aumento significativo no recolhimento de sargaço, conforme o monitoramento via satélite que prevê uma quantidade superior à de 2024.
Diante desse cenário, Playa del Carmen está se preparando com maquinaria, contêineres e o setor industrial para enfrentar o desafio.
Estratégias para a coleta e processamento de sargaço
Irving Rafael Lili Madrigal, diretor da Zona Federal Marítimo Terrestre de Solidaridad, indicou que está planejada a instalação de maquinaria em pontos estratégicos das praias, bem como contêineres para acelerar a coleta e disposição do sargaço.
Além disso, eles estão em contato com empresas que processam o sargaço para dar-lhe usos industriais, incluindo a recuperação de areia após a peneiração.
Iniciativas conjuntas para combater uma quantidade maior de sargaço
No final de novembro, a governadora de Quintana Roo, Mara Lezama, teve uma reunião de trabalho com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semarnat), Alicia Bárcena. Nesse encontro, foram discutidas estratégias conjuntas em termos de restauração ambiental, ordenamento territorial, biodiversidade e conservação da vida selvagem.
Foi acordado trabalhar em conjunto para combater o problema do sargaço com tecnologia de ponta, a fim de manter as praias limpas pelo maior tempo possível.
Impacto ambiental e criação de novos produtos
O funcionário também mencionou que estão buscando mitigar o impacto ambiental e que os resíduos gerados pelo sargaço sirvam para a criação de novos produtos. Ele afirmou que possuem pessoal suficiente, mas que, se necessário, contratarão mais.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!