O que é a mudança climática e quais são as consequências para o planeta

Más leídas

Apesar de que os fenômenos naturais extremos e seus efeitos estão cada vez mais visíveis, nem sempre fica totalmente claro o que é a mudança climática e quais são as consequências para o planeta.

Por isso, é importante esclarecer que a Terra sofreu mudanças climáticas significativas ao longo da história, sempre por causas naturais. No entanto, a mudança atual, também chamada de “crise climática”, é muito diferente das anteriores. Principalmente por dois motivos: suas causas e sua velocidade.

O que é a mudança climática e o que a causa

A mudança climática é o processo de alteração a longo prazo dos padrões climáticos globais, especialmente em relação à temperatura, precipitação e fenômenos meteorológicos extremos.

Embora possa ser causada por fatores naturais, como ocorreu ao longo de milhões de anos, nas últimas décadas intensificou-se devido à atividade humana. Especialmente a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a industrialização.

Qué general el cambio climático.
Qué general el cambio climático.

Os cientistas apontam que a principal causa são as emissões de GEE ou “gases de efeito estufa“, como resultado dessa atividade. Eles aumentam a capacidade da atmosfera terrestre de reter o calor do Sol, resultando no fenômeno do aquecimento global.

Embora a atmosfera seja composta por vários gases que, na proporção adequada, desempenham seu papel.

O problema surge quando as atividades humanas aumentam a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e esta retém mais calor do que o necessário, levando ao aumento da temperatura média do planeta.

A velocidade da mudança climática

A atual mudança climática está ocorrendo muito rapidamente, tornando muito difícil, tanto para a natureza quanto para as sociedades, se adaptarem às novas condições.

O alarmante derretimento

El deshielo, producto del cambio climático.
El deshielo, producto del cambio climático.

O aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera causa um aumento significativo na temperatura do ar e do oceano.

Por isso, há uma diminuição da massa total de neve e gelo. Isso reduz o volume de geleiras e permafrost. O gelo desaparece mais rapidamente do que se recompõe, algo que também contribui para o aumento do nível do mar.

Todos esses fatores se somam e interagem, rompendo o frágil equilíbrio ecossistêmico terrestre. Assim, ocorre um efeito em cadeia de situações e processos negativos, que se somam para resultar na atual mudança climática e suas terríveis consequências.

Quais são as consequências

Esse fenômeno gera uma série de efeitos adversos, incluindo o aumento do nível do mar, a alteração dos ecossistemas e um aumento na frequência e severidade de fenômenos como secas, tempestades e ondas de calor.

Também tem um impacto direto na agricultura, biodiversidade e saúde humana, tornando-se um dos maiores desafios a nível global.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Metano ou CO2: qual é mais prejudicial?

A pergunta não é trivial: **metano ou CO2, qual representa um maior perigo?** Ambos os gases **contribuem para o...

Noticias relacionadas