“China Zorrilla”: a balsa elétrica que ligará Argentina e Uruguai”

Más leídas

Um inovador ferry elétrico, considerado o primeiro do seu tipo a nível mundial, começará a operar entre Buenos Aires (Argentina) e Colônia (Uruguai) no final de 2025. A empresa Buquebus e os ministros do Turismo de ambos os países aproveitaram a Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025 em Madrid para anunciar o novo meio de transporte que conectará ambas as margens.

A nova embarcação, batizada como “China Zorrilla” em homenagem à icônica atriz uruguaia, não gerará emissões poluentes nem ruído, contribuindo assim para a proteção da biodiversidade do rio da Prata. Com 130 metros de comprimento, terá capacidade para 2.100 passageiros e mais de 220 veículos, duplicando amplamente a capacidade das embarcações atuais da empresa, que podem transportar até 800 pessoas.

A construção do ferry está a cargo de estaleiros australianos, e espera-se que seu lançamento ocorra em abril deste ano. Posteriormente, a embarcação passará por testes de navegação até setembro, para então ser inaugurada na Argentina, onde será apresentada oficialmente antes de iniciar suas operações regulares no final de 2025.

Com a entrada em serviço do “China Zorrilla”, Buquebus retirará de operação duas embarcações a diesel, o que permitirá reduzir significativamente as emissões poluentes da empresa e avançar para um transporte mais sustentável.

Durante o evento de apresentação, o ministro do Turismo da Argentina, Daniel Scioli, destacou o compromisso com a sustentabilidade representado pelo ferry, qualificando-o como “um símbolo de integração e fraternidade entre Uruguai e Argentina”. Por sua vez, Eduardo Sanguinetti, ministro do Turismo do Uruguai, enfatizou a importância do projeto como um exemplo de inovação e cuidado com o meio ambiente.

Assim será o ferry elétrico que unirá Argentina e Uruguai. Foto: Redes sociais.
Assim será o ferry elétrico que unirá Argentina e Uruguai. Foto: Redes sociais.

De ferrys elétricos a ônibus sustentáveis

A incorporação deste ferry elétrico é apenas mais um passo rumo à sustentabilidade, uma vez que a empresa que o implementará já possui uma frota de ônibus de última geração, cujos motores contam com tecnologia de máxima eficiência ecológica.

Esses motores se destacam por alcançar uma combustão mais eficiente capaz de aumentar a potência sem ultrapassar as emissões e o consumo de combustível, tornando-os mais sustentáveis. O “China Zorrilla” se perfila como um marco na transição para o transporte marítimo sustentável, reforçando os laços entre dois países vizinhos e mostrando o potencial das tecnologias limpas em grandes embarcações.

Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

Fungo descoberto transforma aranhas em zumbis vivos

Uma descoberta fortuita durante a filmagem do documentário "Winterwatch" da BBC em 2021 levou à identificação de uma nova...

Noticias relacionadas