Uma iniciativa inovadora alcançou avanços significativos na redução do impacto ambiental dos resíduos no Arroyo Escobar. Já foram removidas mais de cinco toneladas de lixo do leito do rio na província de Buenos Aires.
Em uma recente operação de limpeza, mais de cinco toneladas de lixo foram retiradas por meio de uma ecobarda. Trata-se de uma barreira flutuante artesanal feita com garrafas plásticas e uma rede de polietileno.
Ecobarda no Arroyo Escobar: mais de cinco toneladas de lixo removidas
No final do ano passado, foi instalada com o objetivo de impedir que milhares de resíduos fossem parar na Reserva Ambiental Educativa de Ingeniero Maschwitz. Localizada na cidade de Maquinista Savio, estende-se por cerca de 25 metros.
Este projeto está sendo conduzido pela prefeitura em conjunto com a Fundação Vida Silvestre e visa evitar que os resíduos sejam arrastados pela correnteza até a Reserva Natural Educativa de Ingeniero Maschwitz.
Durante um novo dia de coleta, a ecobarda capturou 5200 quilos de lixo. Isso equivale a 26 sacos completamente cheios que circulavam pelas águas do rio.
O programa ambiental
A implementação desta barreira faz parte de um programa ambiental mais amplo, que esteve em vigor ao longo de todo o ano de 2024.
Além do trabalho de organizações ambientais e também de centenas de voluntários, no último ano foram retiradas 27.500 quilos de resíduos dos rios de Escobar.
“Este resultado demonstra que ações concretas podem gerar um impacto ambiental positivo e direto”, enfatizou o prefeito Ariel Sujarchuk em comunicado divulgado pela prefeitura.
“Enquanto continuamos trabalhando para conscientizar sobre a separação na fonte e a correta eliminação de resíduos, vemos como essas ferramentas são fundamentais para proteger nossos ecossistemas”, acrescentou.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!