A ex-conselheira Mónica Feyt apresentou uma denúncia contra uma empresa de agroquímicos que planeja se estabelecer no Parque Industrial de Urdinarrain (Entre Ríos) pela possível contaminação do rio Gualeguaychú.
O Honorable Concejo Deliberante aprovou a venda do terreno por meio de uma exceção para esse fim. Apesar da aprovação, falta obter a habilitação correspondente, e na quarta-feira será realizada uma audiência pública a respeito.
Localização e denúncia
Segundo Feyt, a empresa, cuja instalação foi aprovada pelo Conselho Deliberante local, está localizada na bacia hidrográfica do Arroyo Salinas em Urdinarrain, um afluente do Arroyo el Gato que deságua no rio Gualeguaychú.
O projeto pertence à Agricultores Federados Argentinos S.C.L., destinado a serviços gerais de armazenamento, depósito e comercialização de grãos e insumos agrícolas em geral. A ex-conselheira mencionou que a empresa foi denunciada por contaminação no rio.
Venda de terreno e audiência pública
De forma surpreendente, o Conselho Deliberante de Urdinarrain aprovou a venda do terreno para a empresa por meio de uma exceção.
Nesta quarta-feira, será realizada uma audiência pública, e a aprovação final fica pendente do Executivo Municipal, conforme informou o portal Máxima Online.
Onde nasce e onde deságua o rio Gualeguaychú
O rio Gualeguaychú tem aproximadamente 250 km de extensão, nasce no centro-leste da província de Entre Ríos e flui para o sul até desaguar no rio Uruguai após passar pela cidade homônima.
A bacia teve um desenvolvimento importante, sendo seu principal recurso o rio. Ocupa uma área de 6690 km2 e faz parte da Bacia do Prata.
Limita a leste e ao norte com a bacia internacional do rio Uruguai, a oeste com a bacia do rio Gualeguay e ao sul com afluentes do Uruguai.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!