A situação crítica do Vale Magdalena em Neuquén devido a incêndios florestais
Como consequência, a fumaça está impedindo o trabalho de combate aéreo. A situação que o Vale Magdalena, em Neuquén, está enfrentando devido aos incêndios florestais continua crítica. Nas últimas horas, a grande quantidade de fumaça está impedindo no Parque Nacional Lanín a decolagem dos helicópteros de combate a incêndios, dificultando assim as operações de combate ao fogo.
Segundo as autoridades, as operações aéreas só serão retomadas quando as condições de visibilidade melhorarem.
Neste fim de semana, as condições climáticas têm dificultado o trabalho conjunto de brigadistas em terra e ar, complicando o controle do fogo.
Devido ao comportamento errático das chamas, que se espalharam rapidamente pela região, a comunidade de Chiquilihuin foi evacuada de forma preventiva.
As autoridades alertaram que as condições climáticas podem melhorar ou piorar a situação, sendo fundamental o uso adequado de todos os recursos disponíveis no terreno.
Em relação à população da região, o Governo provincial recomendou tomar todas as precauções para evitar a propagação de novos focos de incêndio.
A fumaça se infiltra entre as montanhas, encobre o céu e torna o ar no Parque Nacional Lanín irrespirável. O incêndio no Vale Magdalena, de acordo com o último relatório, devastou cerca de 15 mil hectares no Parque Nacional e 3.400 em El Bolsón, onde 1.500 famílias foram evacuadas.
Apesar do trabalho incansável dos brigadistas, a situação continua crítica e o fogo não dá trégua.
A fumaça impede o combate aéreo das chamas
Durante todo o sábado, 250 combatentes e 150 pessoas em tarefas técnicas, logísticas e de comunicação tentaram frear o avanço do fogo com ferramentas manuais, linhas de água e maquinaria pesada.
No entanto, as condições meteorológicas continuam sendo um fator determinante: o teto de nuvens e fumaça impedem até o momento o uso de meios aéreos, até que haja maior visibilidade.
O acesso à área continua totalmente restrito. A Rota Provincial 60 permanece fechada desde o acesso à comunidade de Chiquilihuín até a fronteira, e o Paso Mamuil Malal permanece desabilitado até novo aviso. Também está em vigor o fechamento total do uso público da área Tromen.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!