Em uma recente expedição realizada por entusiastas em Santiago del Estero, foi detectada uma ave que se acreditava perdida há 86 anos. Trata-se do Tachurí Canela: uma espécie que mede entre 8 e 10 centímetros.
O grupo de três pessoas, membros do Clube de Observadores de Aves KAKUY de Santiago del Estero (COA Kakuy), ficou surpreso ao identificar o animal nos Bañados del río Dulce.
Detectaram uma ave que se acreditava perdida: como foi a expedição
Rodolfo Domnanovich, Sergio Quinzio e José Navarro são os membros do COA Kakuy que se aventuraram na área do sudeste provincial para fazer um levantamento das aves presentes nesta época.
No percurso, conseguiram detectar mais de 120 espécies de aves. Mas entre elas se destacou o Tachurí Canela (Polystictus pectoralis). Uma pequena ave com status de “quase ameaçada“, que habita áreas de pastagens.
Assim são os banhados do Mishqui Mayu. (Foto: Santiagodelesteronet).A última vez que foi avistado foi em 1939, de acordo com registros disponíveis. Segundo a ONG Aves Argentinas, essa área foi classificada como “Área Importante para a Conservação de Aves”.
Também incluídos nessa categoria estão o PN Copo, as Sierras de Guasayán, as Salinas Grandes e as Salinas de Ambargasta, os Banhados de Figueroa e os Banhados de Añatuya.
O que são os banhados do Mishqui Mayu
Os banhados do Mishqui Mayu são um reservatório de uma rica diversidade de espécies, que são encontradas principalmente em suas lagoas.
É uma área estratégica para a preservação da avifauna, por isso a província registrou essa área como “Reserva Provincial de Usos Múltiplos Banhados do Rio Dulce e Laguna Mar Chiquita“.
Também foi proposta como Parque Nacional com o intuito de continuar a proteção, que do lado cordobês foi conquistada com a criação do Parque Nacional Ansenuza em 2022.
Além do Tachurí Canela, habitam espécies de forma permanente e outras que migram de outras regiões do país e da América do Sul.
Algumas chegam por pouco tempo para nidificar, se alimentar e repor energias antes de continuar milhares de quilômetros. Alguns exemplos são o Chorlo Ártico, os Playeritos (Pectoral e Rojizo), o Aguilucho Langostero, o Playerito Canela e o Gaviotín Pico Grueso, entre outros.
Como é o tachurí canela
É uma espécie de ave passeriforme da família Tyrannidae, uma das duas pertencentes ao gênero Polystictus. É nativa da América do Sul.
A variedade de aves na região.Está distribuído em algumas áreas isoladas do norte do continente, na Colômbia (onde uma subespécie é considerada extinta), Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e extremo norte do Brasil, e no leste, desde o centro e sul do Brasil, leste da Bolívia (onde também se presume extinto), Paraguai, até o Uruguai e centro-leste da Argentina.
Solitário, embora também tenha sido observado em casal. É parcialmente migratório durante o inverno austral.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!