A Fundação Rewilding Argentina anunciou nesta terça-feira o nascimento de três filhotes de arara-vermelha nos Esteros del Iberá, em Corrientes.
Os novos membros foram nomeados Tupá, Arawi e Copán. As aves se juntarão à reintrodução da arara-vermelha no Norte do Iberá, conforme indicado pela Fundação.
“Estamos passando pela quinta temporada reprodutiva do projeto, e pelo quarto ano consecutivo, o casal Nioky e Sopa está cuidando dos seus filhotes”, informaram em suas redes sociais.
Desenvolvimento e monitoramento dos novos filhotes de arara
A Fundação também ressaltou que “os três pequenos estão crescendo fortes e saudáveis, com mínimas intervenções da equipe, que está encarregada de supervisionar sua saúde e crescimento”.
“O nascimento desta nova ninhada de filhotes é uma excelente notícia. Consolida o processo de recuperação da arara-vermelha nos céus do Iberá”, concluíram no comunicado.

A importância da arara no Iberá
A arara-vermelha (Ara chloropterus) é uma ave de penas vistosas e coloridas e de grande porte, que costumava habitar as florestas do nordeste da Argentina. Isso inclui as florestas de galeria do rio Paraná e áreas adjacentes do norte e centro do Parque Iberá.
É uma ave frugívora que desempenha um papel crucial no funcionamento das florestas ao disseminar frutos e sementes de grande porte de várias espécies nativas de árvores, palmeiras e trepadeiras.
A Reserva Natural Iberá representa uma oportunidade quase única para recuperar a presença dessa verdadeira “jóia do ar” na Argentina.
Atualmente, a reserva possui uma grande extensão de hábitat protegido. Existem ilhas de floresta suficientes que poderiam abrigar uma população estável de araras-vermelhas. Além disso, o Iberá conta com um conjunto de instituições e especialistas na restauração de populações extintas e ameaçadas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!