Proibido esmagar aranhas: as consequências podem ser graves

Más leídas

Esmagar uma aranha pode parecer um ato cotidiano e inofensivo, mas cada vez mais vozes advertem que pode trazer consequências inesperadas, tanto de uma perspectiva ecológica como simbólica. Esses pequenos aracnídeos, presentes na maioria dos lares, desempenham um papel essencial no equilíbrio do ecossistema doméstico, ao controlar a presença de outros insetos e evitar pragas maiores.

Segundo especialistas em botânica e esoterismo, eliminar esses animais pode até alterar certas energias no ambiente. Da perspectiva do Feng Shui e de outras tradições antigas, as aranhas são consideradas símbolos de sabedoria, proteção e criatividade. São reconhecidas por sua capacidade de construir teias complexas, estruturas vistas como representações da ordem cósmica e do fluir da vida.

“O símbolo da aranha está associado ao infinito: tem oito patas, oito olhos e vibra com a frequência do número oito, relacionado com os ciclos e a evolução”, explica o blog especializado Migikalspot. Em muitas culturas, esse animal é visto como um guardião da linguagem e da escrita, além de um mestre espiritual que ajuda a conectar com memórias esquecidas e sabedorias ancestrais.

Além do simbolismo, seu papel ecológico é fundamental. As aranhas caçam moscas, mosquitos e outros insetos, evitando que se tornem pragas dentro de casa. Ao matá-las, não apenas quebramos esse equilíbrio natural, mas também corremos o risco de atrair mais insetos indesejados.

Em vez de esmagá-las, os especialistas recomendam capturá-las e libertá-las fora de casa, respeitando sua presença e sua função. Talvez da próxima vez que você veja uma aranha, pense duas vezes antes de agir por impulso.

Batizou novas espécies de aranhas.
Esmagar aranhas pode ter graves consequências.

Inspiração: batizou novas espécies de aranhas a partir de músicas pop

Mi Xiaoqi, professor da Universidade de Tongren, na província de Guizhou, localizada no sudoeste da China, listou os aracnídeos recentemente descobertos. Ele fez isso em um artigo publicado em uma revista local de pesquisa zoológica.

O artigo foi publicado em dezembro, mas se tornou viral nas primeiras horas de 2025 após ser descoberto na rede social chinesa Weibo. Já acumula mais de 26 milhões de visualizações. Os usuários do Weibo apelidaram o cientista Mi Xiaoqi, de 44 anos, de “Fã Principal” do gênero.

Uma das espécies de aranhas, do gênero Cyclosa, com 3,5 milímetros de comprimento, foi batizada de “Starry Mood spider“, título de uma bem-sucedida canção de amor do álbum de estreia do artista Chou, “Jay“, lançado em 2000. Outros aracnídeos também receberam seus nomes em homenagem a seus temas populares, incluindo a “Aranha Arco-Íris“, a “Aranha Punho de Dragão“, e a “Aranha Desculpa“.

Fonte: OkDiario.

Últimas noticias

As grandes cidades da América Latina enfrentam uma crise sanitária devido à proliferação de escorpiões.

O Brasil está passando por uma preocupante explosão de escorpiões em suas cidades, um fenômeno impulsionado pelo desenvolvimento urbano...

Noticias relacionadas