No âmbito da comemoração do Dia do Graduado (15 de abril), a Universidade Nacional do Litoral (UNL) avançou com uma iniciativa de reflorestamento em Santa Fé.
Entregou à Prefeitura 300 algarrobos brancos para serem plantados no Jardim Botânico da cidade.
Trata-se da implementação de um programa chamado “Uma árvore, um graduado”. Ele tem como objetivo plantar espécies autóctones em diferentes locais da província.
Reflorestamento em Santa Fé: “Um graduado, uma árvore”
O projeto para plantar árvores nativas.
O reitor da UNL, Enrique Mammarella, apresentou o programa e comentou sobre os objetivos. “É semelhante ao que acontece na vida dos nossos graduados: nasce da semente que é coletada pela universidade, são espécies nativas relacionadas à região e que precisam repovoar o espinhal da nossa região com árvores nativas”, afirmou.
“Nós as cuidamos, permitimos que as sementes germinem e essas árvores são cuidadas na universidade por um tempo, feitas a partir de sementes por estudantes da UNL”, acrescentou Mammarella.
Por sua vez, o prefeito de Santa Fé, Juan Pablo Poletti, expressou sua “grande alegria” e agradeceu pelo trabalho com a universidade.
“Uma árvore por cada graduado é realmente uma ideia brilhante para deixar um legado além da alegria de se formar, se esforçar, alcançar o título e que hoje cada decano represente cada um dos seus formados, em cada faculdade para poder deixar esse legado para a sociedade, para nossos filhos, para nossos netos”, disse.
“Estamos com a perspectiva de plantar 3.000 árvores este ano, esse é o objetivo. Depois queremos chegar a 5000”, especificou Poletti. “Queremos um total de 10.000 árvores durante o mandato. Isso é o que nos propusemos e temos como meta”, afirmou.
O projeto de Córdoba para plantar com alunos do primário
O objetivo é semear árvores nativas no município. (Foto: Parque Industrial Tecnológico e Logístico San Francisco- Instagram).
Também como parte de iniciativas para reflorestar, recentemente o Parque Industrial de San Francisco, em San Justo, Córdoba lançou um projeto.
Será trabalhado com escolas primárias para plantar árvores nativas. Chama-se “Plantando Minha Pegada” e tem como objetivo conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente por meio da germinação de flora local.
A iniciativa é realizada em conjunto com instituições educacionais, a prefeitura, o Serviço Penitenciário e empresas locais. Outra parte do programa também promove a economia circular por meio da reciclagem de plásticos.
O programa é destinado ao segundo ciclo do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.
Segundo explicado pelo Parque Industrial, a proposta inclui uma formação inicial para diretores e estudantes, bem como acompanhamento técnico durante o processo. Irá desde a germinação até a plantação final das árvores.