27 aves reabilitadas são soltas em áreas protegidas de Villa de Merlo.

Más leídas

Num ato emocional de dupla liberação, a área natural protegida ‘Mogote Bayo’ e a reserva privada ‘Don Félix y Sacha Juan’, em Villa de Merlo (San Luis), viveram um momento único com a libertação de 27 aves que foram reabilitadas.

As aves estiveram no Centro de Conservação da Vida Selvagem de La Florida (CCVS) depois de serem resgatadas do cativeiro e do tráfico ilegal.

Entre as aves libertadas estão 11 ‘reis da floresta’, 10 ‘cardeais de topete vermelho’, três ‘brasitas de fogo’, dois ‘corbatitas’, um ‘sete-cores’ e um ‘biquinho de ouro’ que voltaram para o seu habitat natural.

Participação na liberação de aves reabilitadas

Na reserva privada ‘Don Félix y Sacha Juan’, cardeais e brasitas de fogo foram liberados de suas gaiolas num momento testemunhado pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federico Cacace; a titular da reserva privada, Liliana Murga; o titular da pasta ambiental de Merlo, Francisco Leiva; o especialista em observação de aves, Raúl Balla; a subdiretora de Áreas Naturais Protegidas, Giuliana Torti; e a veterinária do CCVS, Julieta Poggi.

Comemoramos uma nova liberação, especialmente porque esses exemplares se recuperaram em nosso Centro de Conservação e hoje podem retornar ao habitat a que pertencem. É importante reconhecer esse esforço porque nem sempre é alcançado; às vezes os animais não podem retornar, e por isso precisamos que as pessoas conheçam cada uma de suas histórias e por que alguns deles fazem parte do plantel permanente da Reserva Floro Faunística de La Florida”, enfatizou Cacace.

Consciência e educação ambiental

“Mais de 90% dos exemplares procedem do cativeiro e do tráfico ilegal. Que hoje tenham uma segunda oportunidade e possam retornar ao seu habitat é uma demonstração de que precisamos de mais consciência e educação ambiental para compreender o papel vital de nossa fauna nativa, que não está destinada a viver em gaiolas”, afirmou Torti.

Posteriormente, foi a vez de voar para os reis da floresta, espécie vulnerável devido a ser cobiçada por traficantes por seu canto. Sua liberação ocorreu em ‘Mogote Bayo’, junto a turistas aventureiros e ao guarda-parque local Julio Sosa.

Desde a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reiteraram o apelo à comunidade para assumir uma responsabilidade ativa na proteção da fauna silvestre.

As denúncias por caça, posse ou comercialização ilegal de animais podem ser feitas à área de Fauna da pasta ambiental ligando para o 266-4452000 (interno 3372) ou à Polícia Ambiental no 911.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Incêndio na Estância Amancay: condenada a dois meses de prisão a detida

Uma mulher foi detida pelo incêndio em Estancia Amancay e, após a investigação, foi condenada a 60 dias de...

Noticias relacionadas