A águia careca é oficialmente proclamada a ave nacional dos EUA.

Más leídas

A águia careca tornou-se oficialmente a ave nacional dos Estados Unidos, depois que o presidente Joe Biden assinou um projeto de lei para formalizar esse reconhecimento. Esta ave, símbolo americano desde 1782, quando foi incorporada ao Grande Selo, desempenhou um papel representativo na nação ao longo da história.

A assinatura da lei, feita na véspera de Natal, ratifica a emenda proposta pelo National Eagle Center e por um grupo bipartidário de congressistas que buscavam conferir o título de ave nacional à águia careca (Haliaeetus leucocephalus), também conhecida como águia americana.

Nesse sentido, Jack Davis, co-presidente da Iniciativa Nacional de Aves do Centro Nacional da Águia e defensor da lei, destacou em comunicado que, por quase 250 anos, a águia careca foi considerada ave nacional “sem sê-lo oficialmente”. “Agora, esse título é oficial, e nenhuma ave o merece mais. Mesmo que tenhamos levado duas vezes à beira da extinção, a águia careca resistiu, mostrando-nos que viver em harmonia com a natureza enriquece nossa qualidade de vida”, acrescentou.

Com sua distintiva cabeça branca e bico amarelo, a águia careca esteve à beira da extinção na metade do século XX devido à destruição de seu habitat, à caça ilegal e à contaminação causada pelo uso de DDT, um inseticida que afetava sua fonte de alimentação.

A águia careca, ave oficial dos Estados Unidos. Foto: Wikipedia. A águia careca, ave oficial dos Estados Unidos. Foto: Wikipedia.

Águia careca, de estar em perigo de extinção a um sucesso de conservação e ave nacional dos EUA

Estima-se que, em determinado momento, os Estados Unidos pudessem ter até 100.000 águias carecas nidificando. No entanto, em 1963, restavam apenas 417 casais reprodutores, levando à classificação da espécie como em perigo de extinção.

Graças aos esforços do governo e dos ambientalistas, a recuperação da águia careca é considerada uma “história de sucesso”. Segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, as estimativas da população de águias carecas nos 48 estados continentais, com base em dados de 2018 a 2019, totalizam 316.700 aves.

“A oficialização da águia careca como nossa ave nacional reafirma o compromisso de nossa nação com a conservação e honra um símbolo querido pelos americanos em todo o país”, declarou John Wodele, co-presidente da Iniciativa Nacional de Aves.

Esta ave esteve à beira da extinção anos atrás. Foto: Wikipedia. Esta ave esteve à beira da extinção anos atrás. Foto: Wikipedia.

Onde vive a águia careca e quais são suas características?

A águia careca (Haliaeetus leucocephalus), agora ave nacional dos EUA, habita a América do Norte, desde o sul do Canadá até Baja California Sur e Sonora, no México. Prefere áreas próximas a grandes massas de água, como rios, lagos e costas, onde há abundância de alimento.

Algumas características da águia careca são:

  • É uma ave de rapina de grande porte, com uma envergadura de 6 a 8 pés.
  • Sua plumagem é marrom escuro quase negra, com a cabeça e as asas de cor branca.
  • É monogâmica e acasala-se para a vida.
  • Constroem ninhos nas copas de grandes árvores, que podem ter até 10 pés de largura e pesar até meia tonelada.
  • Alimenta-se principalmente de peixes, mas também de aves aquáticas, tartarugas, coelhos, serpentes, outros animais pequenos e carniça.
  • É a ave nacional dos Estados Unidos e aparece em seu selo.
  • Em 1995, seu status mudou de “em perigo” para “ameaçada” e em 2007 foi removida completamente da lista.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Esta praia fica a apenas 4 horas de Buenos Aires e é uma enorme reserva ecológica.

Muito perto do restante da **Costa Atlântica** e a apenas quatro horas de Buenos Aires, surge uma enorme **praia...

Noticias relacionadas