A província de La Pampa autoriza a caça de javalis com cães para controlar sua população
A província de La Pampa oficializou a temporada de caça de javalis, permitindo o uso de cães em áreas de caça designadas e campos registrados. Esta medida visa controlar a população de javalis, que de acordo com especialistas, causa danos significativos em cultivos e pastagens da região.
A Disposição N° 29 da Subsecretaria de Assuntos Agrários responde ao impacto crescente que os javalis têm na produção agropecuária local, considerando-os uma “praga” para os campos rurais.
A temporada de caça se estenderá de 1° de março a 30 de novembro para os machos, enquanto para as fêmeas o período terminará em 15 de setembro.
Além da caça de javalis com cães, a regulamentação permite a caça de outras espécies, como o cervo vermelho, o antílope, o búfalo, as cabras e os carneiros, em várias modalidades, incluindo a caça com cães.
A resolução destaca que todas as atividades de caça devem ser realizadas em áreas controladas, garantindo a devida regulamentação para evitar consequências negativas para o ecossistema.
Em Rio Negro, a caça de javalis com cães gera polêmica: O que você pensa?
A caça de javalis com cães foi autorizada na província de Rio Negro em 2024, por meio de uma resolução, gerando controvérsias. Os defensores dos animais argumentam que essa prática submete os cães a atos de crueldade. Na verdade, um projeto de lei em tramitação parlamentar busca proibir o uso de matilhas.
Enquanto isso, os caçadores garantem que os cães recebem cuidados extremos. A Subsecretaria de Fauna Silvestre, por sua vez, limitou-se a dizer que a aprovação dessas caçadas tem como objetivo regular uma espécie exótica que causa danos aos campos produtivos e à fauna autóctone.
Outras províncias como Entre Ríos e San Luis interromperam essa atividade devido às mesmas preocupações. No entanto, a discussão continua em aberto, e muitos buscam formalizar a rejeição a essa prática.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!