Certamente todos os habitantes de grandes cidades conhecem as pombas-torcazes. No entanto, não muitas pessoas sabem algumas características de sua vida e comportamento que as tornam muito particulares.
Estas aves são conhecidas no coletivo popular como rolinhas, zenaidas, pombas-do-campo ou pombinhas-montanhesas.
Seu nome científico é Zenaida Auriculata, proveniente da família Columbidae e nativa da América do Sul. Um ponto interessante é que são animais monogâmicos.
Geralmente, são vistas em lugares abertos ou bosques, embora se adaptem muito bem a áreas urbanas (o que inclusive traz problemas em muitas cidades). A seguir, quatro curiosidades.
Pombas-torcazes: quatro características que você não conhecia
1. Podem medir até quase 30 centímetros
As pombas torcazes se destacam por ter um tamanho de médio a grande, atingindo até 28 cm de comprimento, com um corpo robusto e um pescoço ligeiramente alongado.
Sua plumagem suave varia dependendo da espécie, mas costumam se apresentar em tonalidades cinzas, marrons e brancas, com uma distintiva coleira em seu pescoço. Além disso, têm olhos grandes, bico curto e manchinhas pretas perto das asas.
2. Amor eterno: são monogâmicas e fiéis
As pombas-torcazes.
As torcazes são um símbolo tradicional do amor eterno e da liberdade, pois costumam formar casais estáveis que duram toda a vida.
Além disso, estão associadas com a liberdade de escolha devido à sua capacidade de voar rapidamente quando se sentem ameaçadas e sua natureza migratória.
3. São aves sociáveis e quase uma praga
Destacam-se por ter um comportamento bastante tranquilo e podem ser muito dóceis em áreas urbanas.
Nesse sentido, os biólogos explicam que se tornaram uma espécie de praga de primeira magnitude, pois experimentaram uma formidável explosão populacional.
Sua capacidade adaptativa as levou a sobreviver em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas suburbanas, onde frequentemente convivem com seres humanos e suas fezes secas se transformam ao longo das horas em um pó que pode ser nocivo para as pessoas.
As pombas-torcazes convivem em ambientes urbanos. (Foto: Wikipedia).
4. O casal cuida do ninho
Durante a temporada de reprodução, elas constroem ninhos simples em árvores ou arbustos, e colocam de dois a três ovos, que ambos os pais cuidam por 12 a 14 dias.
Além disso, quanto à alimentação, são principalmente herbívoras, ou seja, se alimentam de sementes, grãos e frutas. No entanto, podem consumir ocasionalmente pequenos insetos, embora sua dieta seja baseada especialmente em matéria vegetal.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!