As baleias retornaram a Rio Negro: no Golfo San Matías se preparam para celebrar sua chegada.

Más leídas

Estavam ansiosos esperando por el início da temporada de avistamento de baleias. E a primeira não decepcionou: chegou com um salto espetacular que atraiu todos os olhares e aplausos da costa. No último domingo, perto do meio-dia, a presença de uma baleia-franca-austral foi confirmada em Las Grutas, inaugurando assim uma nova temporada de avistamentos no Golfo San Matías, em Rio Negro.

“Eram meio-dia e a cerca de 2.500 metros da costa, na área de La Rinconada, eu a vi”, relatou Agustín Baraschi, que naquele momento estava filmando com seu drone.

De acordo com o jovem, estava ao telefone quando levantou os olhos e testemunhou a silhueta negra emergir da água. Ele imediatamente avisou seus colegas Maxi Cartes Salas e Seba Leal, e juntos conseguiram registrar imagens únicas do animal.

Graças à boa visibilidade, puderam identificar as calosidades brancas da baleia – aquelas marcas únicas na cabeça de cada exemplar que permitem sua identificação – e confirmaram que se tratava de uma nova visitante. De acordo com os catálogos anteriores, não corresponde a nenhuma das já conhecidas, e tudo indica que é uma fêmea solitária.

Destacaron los programas de cría y reproducción de ballenas en Chubut. Chegaram as primeiras baleias em Rio Negro.

Uma experiência transformadora no mar patagônico

“Onze de maio, primeira baleia. Uma novidade para um domingo”, resumiu Agustín, que não demorou a voltar ao local com sua equipe na esperança de registrar outro encontro. A partir de agora, e durante vários meses, Las Grutas e o Porto San Antonio Este se tornam pontos-chave para ver de perto os gigantes do oceano.

O avistamento não se limita apenas às baleias. Também é comum avistar leões-marinhos, golfinhos, pinguins e uma rica variedade de aves que habitam a Baía San Antonio. A proximidade com esses animais, especialmente em excursões de barco, torna a experiência profundamente íntima e emocionante.

A temporada ideal e como aproveitá-la ao máximo

Embora as primeiras baleias cheguem a Rio Negro em maio, o maior número de baleias se concentra entre o final de julho e setembro, quando o Golfo San Matías se transforma em um cenário natural de cortejo e acasalamento. As excursões são realizadas em barcos semirrígidos com capacidade para dez pessoas, um guia e o capitão, garantindo uma experiência personalizada.

Recomendações para o avistamento de baleias em Las Grutas:

  • Usar calçados confortáveis, boné, óculos de sol e protetor solar.
  • Levar água para se manter hidratado, especialmente em dias ensolarados.
  • Existem dois pontos principais de embarque: a terceira descida de Las Grutas e o Mirante Norte do Porto San Antonio Este.
  • As empresas que oferecem excursões são Atlântico Avistajes, Cota Cero, Mar Sub, Barracas Buceo e Rupestre.

A temporada está apenas começando, e a chegada desta primeira baleia já marcou um momento inesquecível. No Golfo San Matías, o mar volta a ganhar vida, e com ele, a magia natural que retorna a cada ano para emocionar.

avistaje de ballenas avistaje de ballenas

Como chegar ao Golfo San Matías?

Para chegar ao Golfo San Matías, pode-se pegar a Rota Nacional 3 ou um voo para o Aeroporto Governador Edgardo Castello de Viedma, que fica a 193 km de Las Grutas, uma localidade dentro do golfo. O Golfo San Matías está situado entre Punta Bermeja em Rio Negro e Punta Norte na Península Valdés, Chubut.

Detalhes:

Por via terrestre: pegar a Rota Nacional 3, que percorre a costa do Golfo San Matías.

Por via aérea: O Aeroporto de Viedma é o mais próximo de Las Grutas, uma localidade dentro do golfo. De lá, pode-se pegar um transporte para chegar a qualquer destino no golfo.

Últimas noticias

Zimbabué coloca seus elefantes sob controle: entre a ameaça e a esperança

Nas aldeias próximas ao Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, a convivência com elefantes faz parte da rotina diária, por...

Noticias relacionadas