Como é o periquito dourado: em extinção na Amazônia e cobiçado no mercado negro.

Más leídas

O periquito-dourado (Guaruba guarouba) é uma espécie de papagaio nativa da Amazônia, que está em grave perigo de extinção. A isto se soma o fato de que é altamente cobiçada no mercado negro de animais de estimação.

A ave é endêmica do Brasil e habita na bacia baixa do rio Tocantins. É vistosa, com sua plumagem amarela vibrante e as pontas verdes de suas asas, além de ser barulhenta.

Enfrentando o periquito-dourado, em perigo na Amazônia

Periquito-dourado. (Foto: Wikipedia). Periquito-dourado. (Foto: Wikipedia).[/caption>

Os principais problemas que enfrenta são a perda de habitat e o lucrativo negócio do tráfico ilegal de animais de estimação, dado que esta é uma espécie altamente protegida.

Portanto, também é mais cara e mais apreciada pelos que promovem este terrível negócio: os compradores e colecionadores.

Assim, o comércio ilegal de animais de estimação, juntamente com a grave perda de habitat, reduziu a população de periquitos-dourados para menos de 10.000 exemplares selvagens, um número pequeno para um bioma tão grande como a Amazônia brasileira.

Como é a espécie

Além de sua beleza, esses periquitos são conhecidos por ser aves muito sociais e barulhentas, que costumam formar pequenos grupos ou bandos.

São aves pequenas, com um tamanho que varia entre 20 e 22 centímetros de comprimento, e têm uma expectativa de vida na natureza de até 10 anos.

Esforços para proteger o periquito-dourado

Apesar das ameaças enfrentadas pelo periquito-dourado, existem iniciativas de conservação que buscam proteger esta espécie em perigo de extinção.

Organizações de conservação e autoridades locais estão trabalhando em projetos de restauração florestal e na criação de áreas protegidas para garantir a sobrevivência dos periquitos-dourados na Amazônia.

A biodiversidade da Amazônia. A biodiversidade da Amazônia.[/caption>

Um exemplo é o projeto de reintrodução de periquitos-dourados apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), uma agência do estado do Pará. Ele é realizado em conjunto com a organização sem fins lucrativos Fundação Lymington.

Começou em 2017, com o primeiro grupo de periquitos-dourados sendo libertado na natureza em janeiro de 2018, no Parque Estadual de Utinga em Belém, a capital do Pará. É precisamente onde ocorrerá este ano a cúpula climática COP30.

A importância de preservar a Amazônia e sua biodiversidade

A conservação do periquito-dourado não é crucial apenas para a sobrevivência desta espécie, mas também para a saúde geral do ecossistema amazônico.

A Amazônia é conhecida como o “pulmão do planeta”, uma vez que desempenha um papel vital na regulação do clima global e na biodiversidade. Proteger espécies como o periquito-dourado contribui para a preservação deste inestimável ecossistema.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Forte rejeição ao projeto de lei que autoriza a venda de madeira de desmatamento.

Diversas organizações civis manifestaram um forte repúdio a um projeto de lei que permitiria a comercialização de madeira de...

Noticias relacionadas