Na província de Córdoba, foram liberados dois condores após terem sido reabilitados.
Foi um trabalho conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente e Economia Circular, Polícia Ambiental, o estabelecimento Tatú Carreta e a Administração de Parques Nacionais.
Foram liberados dois condores em Córdoba
Os exemplares eram duas fêmeas de condor andino no Parque Nacional Quebrada del Condorito.
Trata-se de “um marco fundamental na conservação desta espécie emblemática na região“, conforme expressaram as autoridades provinciais.
Elas foram nomeadas como “Rosita” e “Pocha” em referência ao local onde foram encontradas. Passaram por um processo de reabilitação na Reserva e Centro de Resgate Tatú Carreta, na localidade de Casa Grande.
Com rastreadores via satélite
Aos animais liberados, foi incorporado um rastreador via satélite, como parte de um projeto de pesquisa liderado pelo doutor em Biologia Sergio Lambertucci. Ele é realizado pela equipe da Universidade do Comahue e CONICET sede Bariloche.
A partir deste trabalho acadêmico, os pesquisadores buscam conhecer o comportamento desta espécie nas serras do centro do país.

A implementação destes dispositivos GPS possibilita um monitoramento constante dos condores em seu habitat, fornecendo dados valiosos para tomar decisões e planejar ações que visam à conservação tanto da espécie quanto de seus espaços.
As duas exemplares se somam ao caso de “Carlita”, a primeira jovem condor com um rastreador via satélite, liberada em dezembro. Isso marcou um precedente na província de Córdoba.
Graças às informações coletadas, foi possível saber que desde sua liberação ela percorreu uma área de aproximadamente 2500 km², e pôde se juntar a um grupo de condores adaptando seu voo para maiores distâncias e altitudes.
A importância de reintroduzir espécies nativas
Muitas espécies estão ameaçadas pela perda de habitat, comércio ilegal, caça furtiva, mudanças climáticas e outras pressões humanas.
Diante dessa situação, existem pessoas e instituições que dedicam seu trabalho e paixão para resgatar, reabilitar e conservar os animais silvestres, oferecendo-lhes uma segunda chance de vida e contribuindo para sua proteção.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!