Criam uma vacina para salvar os morcegos de um fungo letal.

Más leídas

Um fungo letal tornou-se a maior ameaça para os morcegos, já que está dizimando a população desses mamíferos voadores, conforme informado pelo guarda do parque nacional do estado de Kentucky, Estados Unidos. De acordo com especialistas, esse fato é considerado uma tragédia ecológica que os cientistas esperam deter em breve.

Trata-se de um fungo microscópico, causador de uma infecção conhecida como a síndrome do nariz branco (SNB), que resultou na morte de milhões desses animais desde sua chegada aos Estados Unidos há mais de duas décadas. Desde então, essa espécie tem enfrentado um dos maiores desastres recentes.

No entanto, os especialistas começaram a trabalhar em uma série de medidas pensadas para minimizar o impacto desse fungo mortal nos morcegos, pois há algum tempo ele vem se espalhando pela região oeste dos Estados Unidos.

“Houve uma mudança de uma situação em que não tínhamos ideia do que estava acontecendo para outra em que dispomos de uma série de ferramentas eficazes para diferentes locais e situações”, afirmou o especialista em SNB de uma agência federal de conservação da vida selvagem, Jonathan Reichard. Entre essas ferramentas estão a fumigação de animais e cavernas, e a pulverização das paredes com polietilenoglicol 8000 no verão, fora do período de hibernação dos morcegos.

Invasión de murciélagos en Trelew Este fungo letal ataca especialmente as espécies que hibernam.

Em busca de soluções para frear o fungo letal

Além da fumigação das cavernas e animais, também está sendo desenvolvida uma vacina contra a infecção fúngica que ameaça os morcegos e que ainda está em fase de testes, conforme Michelle Verant, veterinária da Agência de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS).

Nesse sentido, os especialistas afirmam que se essas ferramentas forem utilizadas “no lugar certo e no momento certo”, poderão ajudar muitos morcegos a superar a fase inicial da doença que dizimou mais de 90% dos myotis do norte, dos morcegos de Cuvier e dos pardos, as três espécies mais afetadas.

A infecção afeta principalmente as espécies que hibernam. De fato, os morcegos da imensa caverna de Mammoth, em Indiana, também são vítimas desse fungo. No entanto, isso passa quase despercebido, pois a maioria dos visitantes não tem conhecimento da existência dessa doença.

los murciélagos Os morcegos sofrem do Síndrome do Nariz Branco.

Uma ameaça para os morcegos

A síndrome do nariz branco, assim chamada pelas manchas que gera ao redor do nariz, além das orelhas e as asas, é uma doença que afeta os morcegos que hibernam, interrompendo seu sono e obrigando-os a gastar a energia acumulada.

Em várias ocasiões, foram encontradas cavernas com esses mamíferos voadores mortos, pendurados um ao lado do outro, ou doentes rastejando pelo chão. O primeiro caso registrado ocorreu em Mammoth Cave, Kentucky, em 2013. A partir de então, a infecção se espalhou pela região.

Embora seja verdade que a doença afeta apenas esses mamíferos, suas repercussões podem ser muito maiores, já que eles se alimentam de insetos com um papel ecológico essencial.

Você conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Observadores de aves quebram recorde: documentaram 7800 espécies em um único dia.

Os observadores de aves alcançaram um novo recorde há algumas semanas. No último sábado, 12 de outubro, milhares de...

Noticias relacionadas