Denúncia de suposto abuso em zoológico privado no Chile e exigem fiscalização sobre o estado dos animais.

Vídeos e comentários em redes sociais geraram alarme sobre a condição dos animais no zoológico de Concepción, em Nonguén (Chile) e um suposto maltrato.

A Fundação Cachorrinha Ovelha, representada por Tannia Sepúlveda, expressou sua preocupação com o estado do urso-pardo, classificando-o como crítico.

Diante dessa situação, membros da organização foram com o Deputado Félix González ao Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), solicitando uma fiscalização urgente no zoológico de Concepción.

Denúncia oficial e pedido de intervenção

Na terça-feira, 27 de maio, o deputado González apresentou um ofício ao SAG, no qual detalhou:

  • Jaulas de tamanho reduzido e insalubres.
  • Um urso-pardo cercado por seu próprio vômito, refletindo um possível deterioração em sua saúde.

“Como ecologistas e defensores da natureza, não podemos permitir que os direitos dos animais não sejam respeitados”, afirmou González.

Até o momento, o zoológico de Nonguén não emitiu nenhuma resposta oficial sobre essas denúncias.

Rumo a um novo marco legal contra o maltrato e para a proteção animal

O deputado está avaliando apresentar um projeto de lei para proibir a existência de zoológicos, argumentando que essas instituições não garantem o bem-estar dos animais em cativeiro.

Por sua vez, a Fundação Cachorrinha Ovelha exige do SAG uma inspeção imediata para verificar o estado de saúde dos exemplares e garantir condições adequadas.

Reações e expectativa pela fiscalização

Este caso gerou amplo debate, impulsionando a demanda por maiores regulações sobre os espaços de cativeiro animal no Chile.

Espera-se que as autoridades ajam rapidamente para determinar a situação real do zoológico, garantindo que os animais recebam a atenção necessária.

A resposta do zoológico às denúncias

Em conversa com a Rádio ADN, Andreas Haufe, médico veterinário do zoológico localizado no setor Nonguén, afirmou que não se pode generalizar por causa de 5% que pensa diferente.

“A verdade é que nós nos baseamos nas estatísticas. Primeiramente, temos cerca de 95%, por assim dizer, de felicitações pelo estado de tudo, e 5% de pessoas que não concordam”, disse.

O veterinário também convidou o deputado González —que propôs um ofício de fiscalização ao SAG e defendeu o fechamento de zoológicos— a visitar o recinto. “É fácil opinar sem conhecer. Convidamos ele a ver no local o que fazemos”, afirmou.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Corrientes sob a lupa: suspeitas de turismo cinegético e contrabando de fauna desencadeiam alerta internacional

A organização Freeland International, especializada em tráfico de fauna,...

Ação contra o mascote: Mendoza liberta fauna nativa e reforça a conservação da biodiversidade

O Governo de Mendoza liberou seis espécies de fauna...

Como funciona o Projeto Huemul, pensado para impulsionar a restauração ecológica no Parque Nacional Lanín?

A recuperação do huemul na região cordilheira soma um...