Desarticulada rede de comercialização ilegal de aves em Paraná.

As tarefas de pesquisa de campo e as evidências coletadas apontaram para uma possível rede de comercialização ilegal de aves, o que permitiu identificar os envolvidos de Paraná e localizar a residência no Barrio San Agustín.

A Brigada de Abigeato Paraná realizou uma busca na cidade de Paraná, que resultou na apreensão de várias aves em perigo de extinção, evitando sua provável comercialização.

A ação da Brigada permitiu resgatar uma série de exemplares cujo valor de mercado pode chegar a uma soma milionária. São aves como o Cardeal-amarelo e o Cardeal, cujo destino teria sido o cativeiro, limitando sua liberdade e sobrevivência em seu habitat natural.

O trabalho conjunto entre a Direção de Recursos Naturais e Fiscalização de Entre Rios e a Brigada Paraná da Direção de Prevenção de Crimes Rurais foi fundamental para conduzir a investigação.

Busca na residência em Paraná. Foto: Polícia
Busca na residência em Paraná. Foto: Polícia

Uma investigação com resultados positivos

Após a busca, autorizada pelo Tribunal de Garantias Nº 4, sob responsabilidade de Julián Vergara, foi realizada uma operação em uma residência na Rua Coronel Camino em Paraná.

Um dos exemplares mantidos em cativeiro para serem comercializados
Uma das aves resgatadas que seria comercializada. Foto: Polícia

No local, conseguiram apreender importantes elementos relacionados com a captura e comércio ilegal de aves. “Foram confiscadas um total de 13 gaiolas, assim como 6 poleiros de ferro, 3 recipientes de alimento, e o mais importante, 13 aves“, comunicou o chefe do Abigeato, Leandro Peralta.

O procedimento permitiu a recuperação de várias espécies, algumas em perigo de extinção e muito valorizadas no mercado negro. As aves encontradas incluíram dois Chiviros ou Pica-paus-verdes, um Calafate, um Pica-pau-verde, dois Sabiás-laranjeira, um Cardeal-amarelo, um Cardeal, um Beija-flor, dois Cabeças-pretas, um Trinca-ferro e um Boiadeiro.

O procedimento na residência em Paraná. Foto: Polícia
O procedimento na residência em Paraná. Foto: Polícia[/caption>

O resgate e liberação das aves

Depois de resgatadas, as aves serão libertadas em áreas costeiras afastadas da urbanização, onde poderão recuperar sua liberdade em seu ambiente natural.

As gaiolas utilizadas para seu cativeiro serão destruídas, em conformidade com a legislação vigente sobre a proteção da fauna.

Por outro lado, os moradores da residência, incluindo o principal suspeito identificado no processo, foram “corretamente individualizados” e ficarão à disposição das autoridades competentes.

Fonte: elonce

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...

Corrientes celebra o nascimento do jaguar número 50 em liberdade, um retorno histórico no Parque Nacional Iberá

A Fundação Rewilding Argentina anunciou o nascimento de um...