Argentina é rica em biodiversidade graças aos diversos ecossistemas que possui ao longo e largo do país. Sua fauna não só é variada por suas características, mas também por seus costumes e comportamentos. Entre eles, existem vários animais que aparecem ao cair da noite. Quais são eles e onde encontrá-los?
A noite argentina esconde uma vida selvagem vibrante e cativante, com uma grande variedade de animais que emergem quando o sol se põe para realizar suas atividades diárias.
Os animais noturnos evoluíram para desenvolver suas atividades durante a noite como uma estratégia de adaptação ao ambiente.
Esse comportamento permite que evitem competidores e predadores ativos durante o dia, ampliando as possibilidades de encontrar alimento ou abrigo.
A vida ao cair da noite também oferece vantagens para certos tipos de caça ou deslocamento, especialmente em ambientes onde a luz solar pode ser extrema. Muitos desses animais têm sentidos altamente especializados, como visão noturna ou um agudo ouvido e olfato.
Outro fator crucial que explica a nocturnidade em animais é a regulação térmica. Em ambientes quentes, como desertos ou regiões tropicais, ser ativo durante a noite permite evitar as altas temperaturas do dia, reduzindo o risco de desidratação e superaquecimento.
Animais que aparecem ao cair da noite na Argentina
Comadreja Overa
É uma espécie própria da América do Sul, favorecida pela atividade agrícola do nosso país. Os primeiros estudos científicos sobre essas comadrejas datam de 1971, mas desde então não houve muitas pesquisas sobre esse exemplar em particular.
É um marsupial que, infelizmente, tem um deslocamento lento, sendo comuns atropelamentos de espécimes nas estradas do país. Não é possível vê-lo durante todo o ano, mas principalmente na primavera, quando sai em busca de parceiro porque é sua temporada reprodutiva.
Morcegos
Existem mais de 60 espécies no país, desde os insetívoros que ajudam a controlar pragas até os frugívoros que dispersam sementes nas florestas. São um dos grupos de mamíferos mais diversos e fascinantes do planeta.
Apesar de sua má reputação, os morcegos desempenham um papel fundamental no ecossistema, já que polinizam plantas, dispersam sementes e controlam populações de insetos.
Raposa Cinzenta
É um canídeo que se encontra em uma ampla gama de habitats, desde florestas até áreas urbanas. Sua aparência não difere muito das outras raposas, apenas que a cauda é de cor acinzentada, bastante longa e possui abundante pelagem.
Sua pelagem cinza e sua cauda farta o ajudam a se camuflar no ambiente. Durante a noite, a raposa cinzenta sai em busca de alimento, que inclui roedores, aves, frutas e outros pequenos animais.
Onça-pintada
É o felino mais grande da América e um emblema da fauna argentina. É uma espécie em perigo de extinção que habita principalmente a região da selva misionera. Foi objeto de numerosos esforços de conservação no país.
Foi criado o “Plano Nacional de Conservação da Onça-pintada”, que segundo o apartado de Política Ambiental em Recursos Naturais de Argentina.gob.ar, tem como objetivo assegurar a conservação e recuperação dessa espécie emblemática. Sua pelagem manchada permite que se camufle na espessa vegetação da selva.
Corujas e Mocho
Com seus grandes olhos redondos e seu voo silencioso, a coruja e o mocho são símbolos representativos da noite. Na Argentina, podemos encontrar diversas espécies, cada uma adaptada a diferentes habitats. Entre todos, destacam-se a coruja-do-campo e o mocho-dos-pampas, que são especialistas em caça noturna.
Urutu-cruzeiro
Este réptil é mais ativo durante a noite, especialmente no verão. Encontra-se em amontoados de paus e pedras, em locais úmidos ou áreas alagadas (margens de rios e pântanos), sendo também comuns em plantações. É conhecida por causar acidentes graves ao ser humano e tem um veneno potente.
Rãs e Sapos
São principalmente de hábitos noturnos. Entre eles destaca-se o sapo comum, que se alimenta de insetos e é vital para o controle de pragas.
Os adultos são mais de hábitos terrestres, indo à água apenas para se reproduzir. Têm grande capacidade de deslocamento e podem percorrer vários quilômetros a cada ano.
Mariposas Noturnas
Há uma grande variedade e multiplicidade de espécies. Escondem-se durante o dia e são encontradas em lugares escuros como porões ou armários. São herbívoras, mas algumas também podem consumir gordura animal e restos de outros insetos.
Têm um sentido de olfato muito desenvolvido e desempenham um papel importante na polinização de plantas nativas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!