Escândalo na La Pampa: caça com matilha continuará e questionamentos aumentam

Más leídas

Em uma reunião da Comissão Consultiva Honorária de Fauna Silvestre de La Pampa, foi definido que a caça com matilha continuará sendo válida na província. Trata-se de uma prática altamente questionada, que inclusive é proibida em muitos distritos do país.

Associações protetoras de animais e da sociedade civil em geral alegam que se trata de uma cruel forma de maus-tratos.

O tema também havia sido alvo de polêmica meses atrás, quando La Pampa autorizou a participação de menores nessas viagens de caça.

A caça com matilha continuará em La Pampa

A Comissão Consultiva de Fauna se reuniu e definiu detalhes.
A Comissão Consultiva de Fauna se reuniu e definiu detalhes. (Foto: Diário La Pampa).

Na segunda-feira, foi realizada uma nova reunião da Comissão Consultiva Honorária de Fauna Silvestre, liderada pelo subsecretário de Assuntos Agrários, Ricardo Baraldi.

Também participaram o diretor de Recursos Naturais, Carlos Bonnemezón, e o subdiretor de Fauna, Federico Pelizzari.

Além de uma revisão das atividades realizadas em 2024, foi antecipado que será mantido o trabalho com a modalidade de caça com matilha, com um sistema de gestão para o registro de cães e categorização de usuários.

O mesmo ocorrerá com a atividade de caça esportiva em geral, com o avanço da digitalização de inscrições e outros trâmites relacionados.

“É importante que essas reuniões possam continuar e assim poder analisar as propostas que vocês têm, que envolvem diferentes atores, cada um com seus interesses”, afirmou Baraldi.

O objetivo do encontro foi revisar as atividades desenvolvidas durante o ano de 2024 pela Direção Geral de Recursos Naturais. Também para traçar ações para o ano de 2025 de forma articulada com os diferentes atores ligados a essa atividade, dentro da província de La Pampa.

A polêmica caça com matilha

A caça com matilha é proibida em várias localidades do país, como é o caso de Córdoba ou San Luis.

Caça ilegal com cães galgos em Córdoba Caça com matilha.

A modalidade, que implica que um grupo de cães, treinados especialmente, cace os animais “presas”, é fortemente questionada.

“Não apenas representa um sério perigo para a fauna, como javalis e veados, mas também expõe os cães de caça a situações extremas de maus-tratos e abandono”, argumentam da organização Vida Animal.

A polêmica mais recente relacionada ao assunto surgiu em fevereiro, também em La Pampa, quando a Direção de Recursos Naturais permitiu a participação de crianças em atos de caça com matilha.

Agrupamentos protetores alertaram sobre possíveis atos de crueldade e violação dos Direitos da Criança.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas