Especialistas de diferentes países reunidos para proteger o gato-do-mato.

Más leídas

Em Córdoba, a conservação do gato-mourisco (Leopardus geoffroyi) ganha aliados-chave. Este felino silvestre, afetado pela perda de habitat, pela caça e por atropelamentos, encontra apoio em uma rede internacional: o Grupo de Trabalho sobre o Gato de Geoffroy (GCWG), uma aliança de mais de 40 especialistas de seis países, formada em 2020 no Brasil.

Na Argentina, a Natura lidera ações junto aos governos e comunidades. “Cada dado, cada aliança conta”, afirmou Lucila Castro, presidente da Natura Argentina, que fornece informações sobre a presença do felino e promove estratégias de conservação na região de Ansenuza, onde este animal desempenha um papel vital como predador de roedores e espécies invasoras.

Por meio de armadilhas fotográficas e ciência cidadã, a Natura coleta dados no pantanal do rio Dulce e na lagoa Mar Chiquita. Além disso, promove a Rede de Conservação para a Fauna de Ansenuza e ações concretas como a sinalização de estradas para mitigar atropelamentos, juntamente com campanhas educativas em escolas.

Embora esquivo, o gato-mourisco é fundamental para o equilíbrio ambiental. Sua sobrevivência depende do trabalho conjunto entre ciência, educação e compromisso social.

O gato-mourisco
O gato-mourisco

Por que o gato-mourisco é tão importante?

O gato-mourisco é um predador que ajuda a regular as populações de roedores e outras espécies, contribuindo para manter o equilíbrio ecológico, por meio das seguintes funções:

  • Controle de pragas: Controla a proliferação de roedores que podem danificar colheitas e transmitir doenças.

  • Indicador de saúde ambiental: Sua presença indica que o ecossistema está bem conservado, pois é sensível à degradação de seu habitat.

  • Manutenção da biodiversidade: Evita o crescimento descontrolado de algumas espécies presa, mantendo a diversidade biológica.

  • Contribuição para o ecossistema: Sua urina, forte e ácida, controla parasitas e insetos que podem ser prejudiciais às plantações. Na verdade, ele se caracteriza por marcar seu território com urina, fezes, secreções glandulares e marcas de garras.

  • Habitat e alimentação: O gato-mourisco habita uma grande variedade de habitats, como florestas, matagais, selvas, montanhas e savanas. Ele se alimenta principalmente de pequenos roedores como preás e ratos, e aves como Nothura.

  • Ameaças: Esta espécie é perseguida por sua pele e está em perigo em várias regiões.

Fonte: Natura Argentina.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas