Em 1928, o jornal La Razón, com o patrocínio da Associação Ornitológica do Prata, organizou uma pesquisa em escolas primárias para escolher a ave nacional. O joão-de-barro (Furnarius Rufus), um pássaro pequeno conhecido pela forma de seu ninho que se parece com um forno, foi escolhido como a ave emblemática da Argentina.
Características do João-de-barro
O joão-de-barro mede entre 16 e 23 cm e pesa cerca de 54 g. Suas asas têm cerca de 10 cm, o que permite um voo curto e lento. De cor marrom terrosa, com olhos castanhos e um bico marrom, o joão-de-barro é difícil de diferenciar entre macho e fêmea devido à sua aparência semelhante.
Habitat e Construção do Ninho
O joão-de-barro prefere ambientes abertos e claros, onde encontra barro e água para construir seu ninho. Durante a época de nidificação, suas glândulas salivares se hipertrofiam para umedecer os materiais de construção e dar-lhes maior coesão.
O ninho pode pesar entre 4 e 5 kg e tem um diâmetro de 20 a 25 cm, com uma entrada de 5 a 10 cm.
Ciclo de Vida e Distribuição
A partir de outubro, as fêmeas depositam até quatro ovos, que são incubados junto com o macho por 15 dias. Os filhotes, ao nascer, são indefesos e permanecem no ninho sob os cuidados dos pais.
O joão-de-barro é endêmico do sul da América do Sul, abrangendo Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina, até Chubut.
Relação com o Homem
A dependência do joão-de-barro pelo barro faz com que evite zonas áridas, enquanto sua relação com o homem permitiu que sua distribuição avançasse com a expansão humana e seus sistemas de irrigação.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!