Maus-tratos aos animais: resgatam 15 cães enclausurados e encontram outros cinco enterrados.

Más leídas

Graças a uma operação, foi constatado um terrível caso de maus-tratos a animais em Las Toninas, na Costa Atlântica da província de Buenos Aires.

Isso aconteceu a partir de uma denúncia dos moradores locais, que resultou na descoberta de 15 cães em estado precário de saúde e condições de superlotação. Além disso, no mesmo local, encontraram cinco animais mortos, que tinham sido enterrados.

Maus-tratos a animais em Las Toninas: como foi o caso

O incidente teve seu epicentro em uma residência localizada na rua 15 N° 1948, entre 42 e 44, nessa localidade do partido de La Costa.

Segundo informações da mídia local, no local chegaram policiais da delegacia de Las Toninas, pessoal da área de cuidado animal e zoonoses da prefeitura de La Costa e membros da rede protetora de animais Rubio de la Costa.

Graças à denúncia dos moradores, o Ministério Público ordenou a busca no local onde os cães estavam aglomerados e em más condições. Isso marcou um precedente no distrito em relação às denúncias de maus-tratos a animais sob a lei 14.346.

O caso investigado pela Justiça de maus-tratos a animais. (Foto. 0223).

Sobre a operação realizada, falou a diretora da dependência de cuidado animal e zoonoses,  Eva Schlegel.

“No local, os cães estavam aglomerados, se alimentavam de comida jogada no chão, entre fezes com sangue e vermes“, relatou.

“Havia cinco cães mortos enterrados. Nós resgatamos na quarta-feira um poodle da calçada, totalmente fraco, cheio de carrapatos, com problemas no fígado, anêmico, e o enviamos para fazer exames”, detalhou a funcionária.

Posteriormente, levaram os cães para um abrigo que auxiliou no trânsito de 10 deles. Enquanto os outros cinco ficaram sob avaliação na zoonoses para depois serem doados.

O que diz a lei 14.346

A lei 14.346 da Argentina estabelece penas de prisão para quem maltratar ou cometer atos de crueldade contra animais. Além disso, determina uma série de requisitos para o bem-estar dos animais.

Trata-se da ferramenta jurídica que pune as pessoas que fazem vítimas de violência algumas espécies.

Apesar de sua antiguidade (é de 1954), ainda é um marco no direito latino-americano e mundial porque considera os animais como “vítimas” de um ato criminoso e, dessa forma, lhes confere uma figura jurídica ou os torna sujeitos de direito.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Monitoram a qualidade da água nos rios de San Luis.

A Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de San Luis realizou uma revisão da qualidade da água nos rios...

Noticias relacionadas