Mendoza: caçadores furtivos de guanacos são detidos em reserva natural.

Guardas do Parque da Reserva Natural Privada Villavicencio, em Mendoza, detiveram caçadores furtivos de guanacos dentro da área protegida.

Trata-se de quatro homens, que foram surpreendidos quando estavam desossando um dos exemplares. Além disso, ameaçaram os agentes com armas de fogo e escaparam primeiro de moto.

As autoridades intensificaram a busca com uma grande operação envolvendo a Polícia Rural, forças de segurança e o Departamento de Fauna Silvestre para capturá-los.

Detidos caçadores furtivos de guanacos: a operação

A operação de busca incluiu uma extensa varredura e a instalação de postos fixos na região.

Ignacio Haudet, diretor de Biodiversidade e Ecoparque, destacou o trabalho do pessoal de Villavicencio na área, tanto no controle quanto na fiscalização da fauna silvestre. “Sua presença constante na área é crucial para a proteção dos ecossistemas locais”, expressou.

Do Departamento de Fauna Silvestre provincial, apontaram que a caça furtiva não só coloca em risco a fauna, mas também representa um perigo para a saúde pública.

“A carne obtida pelos caçadores furtivos não passa por nenhum tipo de controle sanitário, o que pode colocar em risco a saúde de quem a consumir”, afirmou Adrián Gorrindo, chefe dessa dependência.

Gorrindo também fez um apelo à consciência pública sobre a importância de proteger as espécies silvestres.

A importância de proteger a fauna nativa

O operativo desdobrado na região.
O operativo desdobrado na região.

“O guanaco é parte fundamental da dieta da puma, o principal predador natural de nossa província”, disse.

“Ao afetar suas populações, também afetamos as pumas, o que pode levá-los a atacar o gado doméstico, repercutindo nas atividades humanas na região”, explicou.

Nesse contexto, o Ministério de Energia e Ambiente provincial reiterou a importância de denunciar esse tipo de prática ilegal para evitar danos ao ecossistema e à saúde pública.

Além disso, esclareceu que a multa por caçar um guanaco em Mendoza pode chegar a $7 milhões por exemplar, de acordo com a gravidade do fato.

Como fazer denúncias

As denúncias podem ser feitas através do site oficial ou por e-mail para [email protected].

Também estão disponíveis os números de telefone: 261 5182481 (Direção de Biodiversidade e Ecoparque), 261 7023239/261 7024006 (Departamento de Fauna Silvestre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou no 911 (Polícia de Segurança Rural de Mendoza).

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Como funciona o Projeto Huemul, pensado para impulsionar a restauração ecológica no Parque Nacional Lanín?

A recuperação do huemul na região cordilheira soma um...

Uma resolução controversa: Entre Ríos autoriza a caça comercial de 100 mil nutrias e cresce a polêmica ambiental

O Governo de Entre Ríos oficializou através da Resolução...

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...