O método que as abelhas usam para alcançar uma simetria incrível em suas casas

Más leídas

As abelhas não são apenas membros importantes para o ecossistema, mas também para suas próprias colônias. No entanto, elas se destacam não apenas pelo mel e benefícios para o meio ambiente, mas também pela organização de seus ninhos. Esses insetos têm a capacidade de construir painéis de dupla face com uma incrível e precisa simetria, onde cada célula é um reflexo exato da outra.

De acordo com o estudo publicado no site especializado Current Biology, foi demonstrado que a estrutura dos ninhos é uma resposta a sinais térmicos, que funcionam como guias na criação dessas estruturas.

Para aprofundar esse comportamento estranho, os cientistas do Smith Bee Lab da Universidade de Auburn estudaram as abelhas utilizando colmeias transparentes. Após vários experimentos, os pesquisadores puderam criar vários mapas detalhados dos ninhos, além de documentar como as abelhas replicam o conteúdo de um lado do favo no lado oposto.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que as abelhas podem estabelecer essa disposição simétrica sem a necessidade de entrar em contato direto com outras colônias, apenas isolando dois grupos diferentes que conseguiram replicar a mesma distribuição em seus ninhos. Foi assim que descobriram que o calor desempenhava um papel crucial na organização simétrica.

especies de abejas espécies de abelhas

As vantagens da assimetria dos ninhos

Essa estrutura simétrica não é apenas esteticamente harmoniosa, mas também é fundamental para a sobrevivência e crescimento das colônias. Isso ocorre porque os ninhos de dupla face permitem um ambiente térmico mais estável, o que é crucial para o desenvolvimento das crias.

Além disso, essa disposição auxilia no crescimento acelerado da colônia, uma vez que foi comprovado que colônias com painéis duplos produzem 60% mais crias em um período de dez dias em comparação com aquelas que não possuem.

Esses benefícios são resultado da eficiência na distribuição de seus recursos mais importantes, o pólen e o mel, que são armazenados em seções espelhadas para otimizar o acesso e uso.

La construcción de los paneles es beneficiosa para la colonia. A construção dos painéis é benéfica para a colônia.

Uma capacidade natural

Segundo os especialistas, a capacidade das abelhas de construir painéis simétricos pode ter sido adquirida naturalmente. Isso ocorre porque o design de dupla face permite que se adaptem melhor a diferentes ambientes e aproveitem de forma ideal os recursos internos, maximizando a sobrevivência e reprodução da colônia.

Esse comportamento arquitetônico não é exclusivo de uma única espécie de abelha, mas também é compartilhado por várias espécies do gênero Apis, o que sugere que essa característica é fundamental nas abelhas melíferas. Essa descoberta revelou que esses insetos têm profundas implicações para a conservação dessas espécies essenciais no ecossistema.

A criação de habitats que respeitem a arquitetura natural dos ninhos das abelhas ajuda a minimizar as alterações humanas, garantindo o acesso a fontes florais adequadas, que favoreceriam sua sobrevivência e estabilidade de suas populações.

Já conhece o nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Quais são os benefícios das proteínas e quais alimentos as contêm?

Segundo especialistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, as proteínas estão presentes em todo o corpo...

Noticias relacionadas