A Comissão de Recursos Naturais e Meio Ambiente iniciou um ciclo de consultas com instituições e moradores para unificar um projeto de lei que promova **a proibição da tração animal no Chaco**.
A consulta foi realizada no Auditório “Nilda Telma Farre de Vaernet”, liderada pela presidente da Comissão, Silvina Canteros Reiser, juntamente com os deputados Analia Flores, Zulma Galeano, Tere Cubells e Rodrigo Ocampo, autor de um dos **projetos sobre esse tema**.
Ouvindo os atores do território
“O objetivo dessas reuniões é ouvir as sugestões daqueles que trabalham no território”, afirmou Canteros Reiser. “Não há um texto fechado, a ideia é poder plasmar isso em uma **proposta legislativa** conjunta que traga soluções para essa problemática.” Destacou a importância de aprovar uma lei que seja aplicada e não fique apenas em uma simples intenção.
Entre os presentes, estava o subsecretário de Gestão Ambiental de Resistencia, Matías Chávez, que detalhou os esforços do Município na erradicação da tração animal, com base na ordenança municipal vigente. Além disso, explicou as operações desenvolvidas em conjunto com a Polícia e o Centro Veterinário Municipal para a proteção e controle da **saúde dos equinos apreendidos**.
Intervenções chave na consulta
Noelia Miño, promotora rural e ambiental da Procuradoria Geral do Chaco, explicou os procedimentos judiciais relacionados à Lei provincial 14346 de maus-tratos animais e a importância de definir o destino dos cavalos apreendidos.
Silvia Rodas, da Libera Chaco, apresentou a experiência da fundação na luta contra os maus-tratos aos animais, destacando a necessidade de criar alternativas de substituição para as atividades dos **proprietários dos cavalos** antes de avançar com a proibição da tração animal.
Alejandra Martinelli, da Fundação Stella Maris, ressaltou a importância de **abordar a problemática** de forma multidisciplinar, mencionando sua participação na criação do Código Ambiental de Resistencia.
Projetos sobre tração animal e trabalho legislativo
A Comissão possui vários projetos para proibir a tração animal como base de documentação, incluindo o Projeto de Lei 1426/16, que busca estabelecer uma **estratégia provincial integral** para lidar com a problemática da tração animal.
Outros projetos incluem o 1449/16, que promove o “programa de substituição de veículos de tração animal”, e o 1357/21, que impulsiona a proibição da circulação de qualquer meio tracionado por animais em toda a província.
Visão de Canteros Reiser e Ocampo sobre a colaboração comunitária
A deputada Canteros Reiser e o deputado Rodrigo Ocampo destacaram a importância de debater com a comunidade sobre as propostas legislativas existentes. “A proibição da tração animal é uma preocupação antiga. Sabemos que há municípios, como o de Resistencia, que já possuem ordenanças, mas a **proposta provincial** ainda não foi aprovada”, afirmou Canteros Reiser.
A Comissão de Recursos Naturais convocou fundações, organizações e moradores para conhecer os projetos e ouvir suas sugestões, com o objetivo de alcançar uma lei aplicável e eficaz.
Canteros Reiser enfatizou que o objetivo é ouvir todos os atores para chegar a um consenso sobre uma lei responsável e verdadeiramente aplicável para a proibição da tração animal.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!