Resgate de um filhote de onça em condições deploráveis no Brasil
Um filhote de onça de quatro meses foi resgatado em condições deploráveis em uma fazenda no município de Caroebe, no estado de Roraima, Brasil, onde era mantido como se fosse um cachorro doméstico.
O felino, uma fêmea, foi encontrado com uma coleira e acorrentado, alimentado apenas com restos de comida humana, o que causou anemia e outros problemas de saúde preocupantes.
![Resgatam filhote de onça que era mantido acorrentado e alimentado com restos de comida humana. Foto: Via O Globo. GDA](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/02/rescatan-cachorro-de-jaguar-que-estaba-encadenado-300x134.png)
Como foi realizado o resgate
O resgate foi realizado graças à intervenção da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa), após a denúncia de um morador local. Inicialmente, o homem afirmou ter encontrado a onça ferida em uma área florestal e decidiu levá-la para sua casa. Segundo o relatório policial, o felino estava em um abrigo insalubre e mostrava um medo visível, exacerbado pelas condições inadequadas em que vivia.
Após o resgate, o filhote de onça foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Boa Vista, onde passou por diversos exames médicos. James Rodrigues, analista ambiental e veterinário do Cetas, explicou: “A onça estava bastante anêmica, desidratada e com sinais de infecção“.
![Filhote de onça passa por exames. Foto: Via G1, GDA](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/02/Rescate-de-jaguar-cachorro-atencion-veterinaria-257x300.png)
O processo de recuperação da onça está sendo supervisionado por uma equipe de veterinários, incluindo Rodrigo Oliveira, Júlio Cezar, André Minatel e Vinícius Marques. A reabilitação do animal incluirá uma introdução à alimentação adequada com animais vivos, como coelhos e codornas, para preparar sua eventual reintrodução em seu habitat natural.
O plano de reintegração prevê o uso de uma coleira telemétrica para monitorar a onça após sua liberação. “Depois de mais três ou quatro meses, esse animal terá crescido bastante. Vamos colocar uma coleira telemétrica para monitorá-lo na natureza. Em seguida, o liberaremos e acompanharemos sua vida por pelo menos seis meses na floresta“, explicou Rodrigues.
Ainda não foi determinada a região exata para a liberação da onça, mas espera-se que seja em áreas como Caroebe ou Rorainópolis, no sul de Roraima. A reintegração deste majestoso animal à natureza não é apenas um ato de justiça, mas também um esforço crucial para a conservação de uma espécie que é o principal predador das florestas brasileiras e um símbolo da biodiversidade.
![filhote de onça com medo](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/02/cachorro-de-jaguar-con-miedo-257x300.png)
Quantas onças estão em liberdade?
Nos últimos 20 anos, até 25% da população adulta de onças foi perdida; restam menos de 30.000 exemplares em liberdade na América.
Quais são os hábitos da onça?
A onça pode viver em uma ampla variedade de hábitats florestais ou abertos e está intimamente associada à presença de água. Panthera onca. O habitat da onça inclui as selvas úmidas da América Central e do Sul, áreas úmidas abertas e sazonalmente inundadas, e pradarias secas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!