Resgate de 70 filhotes de papagaio falante prestes a serem comercializados.

Más leídas

Agentes da delegacia de Taco Pozo interceptaram três homens na estrada interprovincial Barilari, resultando no sequestro de motocicletas e mais de 70 filhotes de “papagaio-falador do Chaco”, uma espécie protegida.

A operação foi realizada na noite de 23 de dezembro.

Detalhes da operação de resgate dos filhotes de papagaios faladores

Por volta das 23h30, a força policial parou duas motocicletas: uma Honda CG Titan, conduzida por Sergio Damián Risso Patrón, de 26 anos, acompanhado por Víctor Fabián Risso Patrón, de 23 anos, ambos residentes de Santiago del Estero, e uma Honda XR, conduzida por Juan Ramón Ruiz, de 29 anos, residente no bairro Luján.

Os ocupantes transportavam três caixas tipo malas com aproximadamente 70 filhotes de papagaios faladores.

Como não possuíam a documentação necessária, os agentes procederam com o confisco das motocicletas e das aves, levando os homens para a delegacia.

Investigação e consequências legais

As investigações revelaram que a motocicleta Honda CG Titan estava com um pedido de apreensão ativo na província de Tucumán, motivo pelo qual o condutor foi notificado de um processo adicional por suposto encobrimento.

As aves resgatadas serão encaminhadas às autoridades competentes para cuidados e eventual reintegração ao seu habitat natural.

As investigações continuam para determinar a origem dos exemplares e a possível ligação dos envolvidos com o tráfico de fauna silvestre.

O papagaio-falador habita o norte da Argentina

A importância de proteger o papagaio-falador

Os papagaios faladores (Amazona aestiva) são aves que habitam o norte da Argentina (Chaco, Santiago del Estero, Salta, Jujuy, Formosa). Entre os meses de dezembro e fevereiro eles se reproduzem, nidificando e criando seus filhotes em buracos de árvores.

Todos os anos, muitos desses filhotes são ilegalmente retirados de seus ninhos para serem transportados principalmente para as grandes cidades do país e serem comercializados como animais de estimação. Eles são transportados em condições precárias e de maus-tratos, o que resulta na morte de um número significativo deles.

É importante estarmos atentos nesta época do ano, pois é comum a oferta para venda desses filhotes que são provenientes do tráfico ilegal de fauna silvestre.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Oficial: 2025 é o Ano Internacional da Conservação dos Glaciares

A Organização das Nações Unidas (ONU) oficialmente declarou 2025 como o "Ano Internacional da Conservação dos Glaciares". Além disso,...

Noticias relacionadas