O **Centro de Conservação de Vida Selvagem** de San Luis apresentou novo equipamento para a reabilitação de **animais recuperados**.
O equipamento radiológico foi entregue por um acordo de **compensação por impacto ambiental** da empresa PCR, responsável pelo parque eólico ‘San Luis Norte’, localizado nas proximidades de Toro Negro, a 64 quilômetros da cidade capital.
A incorporação tecnológica permitirá que centenas de animais silvestres recuperados na província possam ser tratados e reabilitados na clínica de La Florida.
Acordo de compensação ambiental
Este passo importante foi concretizado por meio de um acordo de compensação ambiental. O mesmo foi gerado entre a Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a **empresa eólica** como ação compensatória diante do impacto causado pela instalação dos equipamentos de energias alternativas. A colaboração entre ambas entidades foi fundamental nesta iniciativa.
A doação de equipamento radiológico é um exemplo de como as empresas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade.
A instalação de **equipamento radiológico** se junta ao ecógrafo com o qual contamos desde o ano passado, também fornecido pela empresa PCR. Com os novos equipamentos, será possível **identificar patologias e condições** de diferentes exemplares com maior rapidez, incluindo condores andinos, pumas, raposas, tartarugas.
“Isto traz benefícios, em primeiro lugar porque os pequenos e grandes animais feridos que chegam ao CCVS já não precisam ser transportados. Em segundo lugar, ter acesso a essas ferramentas permitirá à equipe veterinária do CCVS obter diagnósticos com maior precisão e melhorar o **prognóstico dos animais** para que possam retornar à natureza. Em outras palavras, isso acelera a recuperação da fauna selvagem e colabora com o trabalho diário da equipe veterinária do centro”, afirmou Cacace.
Por sua vez, Fernando Díaz da PCR afirmou: “Nossa empresa busca colaborar ativamente com instituições que trabalham pela proteção do meio ambiente e da fauna. Entregar este equipamento representa nosso compromisso com a comunidade e o governo de San Luis, compreendendo a importância de trabalhar juntos para a **conservação ambiental**”.
Importância da colaboração
Na apresentação e introdução do uso do equipamento, participaram o secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federico Cacace, e a subdiretora de Áreas Naturais Protegidas e Parques Provinciais, Giuliana Torti.
Também estiveram presentes a responsável pela Fauna, Carla Ocaña Leroy, e as veterinárias Andrea Gangone e Julieta Poggi. Além do equipe de cuidadores e guardas da Reserva Floro Faunística de La Florida.
Nos últimos anos, a Argentina começou a se destacar por seu comprometimento com o desenvolvimento e implementação de energias renováveis. Isso ocorre em um contexto mundial de **transição energética** e **sustentabilidade ambiental** para combater as mudanças climáticas.
A província de San Luis, de acordo com essa realidade, adotou políticas proativas para fomentar a geração de energia a partir de **fontes limpas e renováveis**.
Nesse sentido, em agosto de 2024, observou-se que 53% da geração de energia alternativa corresponde à **energia eólica**. Foi com base nesse critério que a pasta ambiental propôs criar um acordo que ofereça uma compensação pelo impacto causado pela instalação dos equipamentos de **energias alternativas**.