As autoridades fecharam um local na Cidade de Buenos Aires que estava vendendo ilegalmente carne de capivara e cabrito. Foi detectado em uma operação da Polícia de Buenos Aires junto com pessoal do Corpo de Investigação Judicial (CIJ) do Ministério Público Fiscal.
O comércio fica na Avenida Corrientes, 4600, Villa Crespo. Ambos os animais têm um regime legal especial para sua venda, por isso acredita-se que o produto tenha vindo de caça ilegal.
Vendiam carne de capivara ilegalmente
O procedimento avançou no âmbito de uma investigação conduzida pela Unidade Fiscal Especializada em Matéria Ambiental (UFEMA), sob responsabilidade do Dr. Santurián.
Na inspeção, foram encontrados vários frascos de conservas de carne de capivara e de cabrito, ambos os animais têm um regime legal especial para sua venda.

Por isso, suspeita-se que ambos os exemplares da fauna silvestre foram retirados de seus habitats naturais pela caça furtiva e submetidos ao comércio ilegal.
Também foi constatado que os produtos enlatados exibem o mesmo número de Registro Nacional de Produtos Alimentícios (RNPA). Por isso, conforme informado, foi ordenada a apreensão dos mesmos. No total, foram apreendidos três recipientes de conservas de cabrito e dois de capivara.
O responsável pelo local foi acusado de comércio e posse ilegal de subprodutos da fauna silvestre e atos de crueldade animal.
A operação foi liderada por pessoal da Divisão de Crimes Ambientais da Polícia de Buenos Aires, junto com o Corpo de Investigação Judicial (CIJ) do Ministério Público Fiscal da Cidade, além da participação de agentes da Direção Geral de Controle Ambiental (DGCONTA), da Direção Geral de Fiscalização e Controle (DGFYC) e da Direção Geral de Higiene e Segurança Alimentar (DGHYSA) do GCBA.
Por que as capivaras são caçadas?
As capivaras costumam ser caçadas por sua pele e sua carne. A pele da capivara é valorizada na América do Sul e é usada para fazer calçados, cintos, selas e chicotes.
Além disso, a carne também é procurada para comercialização. O couro da capivara é valorizado para a fabricação de luvas, calçados, cintos e jaquetas de couro.
A caça e a aceleração da urbanização ameaçam o habitat das capivaras. A posse e venda de animais silvestres sem documentação legal são proibidas e penalizadas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!