Venezuela busca salvar o condor andino: restam apenas 10 exemplares.

Más leídas

A Venezuela enfrentou um plano decidido para salvar o **condor andino**. Apenas sobrevivem **10 exemplares em cativeiro no país**. Além disso, a maioria são parentes próximos.

Para reverter a situação, a organização **Mundo Safari** lidera o plano, focado na **conservação, reprodução e eventual libertação** desta espécie em seu ambiente natural.

## Venezuela: como é o plano para salvar o cóndor andino
O responsável pelo projeto, **Adrián Carrero**, explicou que estão sendo negociados acordos para trazer fêmeas de outros países para o país.

O objetivo, disse, é **diversificar a genética do grupo atual** porque seis dos condores venezuelanos são irmãos e vivem com seu pai, o que complica sua reprodução, conforme publicado pela **Rádio Fe y Alegría**.

Além do cóndor andino, o programa inclui a **proteção de outras espécies em risco** como o rei abutre, a cascavel dos Andes, o papagaio-de-cabeça-azul e a arara militar.

O centro opera na área de **El Pedregal**, na estrada andina de Tabay, no estado de Mérida.

ver condores andinos
Cóndores andinos.

Carrero também esclareceu um erro comum, que costuma confundir sobre o comportamento. O condor não é uma ave de rapina. **“Não caça, se alimenta de carniça**. É uma das aves mais grandes do mundo, mas não é um predador”, afirmou.

O projeto inclui uma linha educativa voltada para escolas e comunidades. Recentemente, estudantes da Escola Ana Romelia Vielma visitaram o centro e compartilharam o que aprenderam sobre a vida selvagem. Para Sergio Salazar, um professor, a experiência representa uma oportunidade para ensinar fora da sala de aula.

A equipe da Mundo Safari insiste que o futuro de muitas espécies depende não apenas dos centros de conservação, **mas do respeito e compromisso da sociedade** com a vida selvagem.

## A importância do condor andino

condor andino
condor andino

O condor andino (*Vultur Gryphus*) é uma espécie emblemática da América do Sul e é considerado um patrimônio cultural e natural do continente.

Na Argentina, é encontrado ao longo da Cordilheira dos Andes, em províncias como **Catamarca, Jujuy, Tucumán, Salta, Terra do Fogo** e na região central do país.

Alimenta-se de carniça, portanto, **desempenha um papel inestimável nos ecossistemas**. Ao consumir animais mortos, evita a proliferação de bactérias que podem causar doenças em humanos. Além disso, ajuda a controlar a população de outras espécies necrófagas e assim contribui para manter o equilíbrio do ecossistema.

Últimas noticias

Estratégias avançadas para maximizar o autoconsumo solar em empresas

Atualmente, as empresas não apenas buscam gerar sua própria energia por meio do uso de energia solar, mas também...

Noticias relacionadas