Adeus mosquitos: os métodos ecológicos mais eficazes para afastá-los

Más leídas

As altas temperaturas estão chegando e com elas, os mosquitos, esses insetos tão pequenos e irritantes que, apesar de seu tamanho, podem transmitir doenças graves, como a dengue. Aqui é onde entram em jogo as diferentes formas de afastá-los, destacando-se os métodos ecológicos, que são realmente eficazes.

Além de serem eficazes, essas simples formas de afastar os mosquitos são naturais e seguras para o meio ambiente, como as que estão listadas a seguir.

![Mosquito, o animal mais mortal do mundo](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2021/02/mosquito-1-300×168.jpg)

## Quais são os métodos eficazes e seguros para o meio ambiente para afastar os mosquitos?

Os métodos seguros e ecológicos para afastar os mosquitos podem ser combinados, dependendo das necessidades de cada um e do ambiente em que se encontram.

Usar uma combinação desses métodos, dependendo de suas necessidades e do ambiente em que você se encontra, pode ser uma forma muito eficaz e ecológica de manter os mosquitos afastados sem prejudicar o meio ambiente ou expor a família a diferentes produtos químicos.

### Plantas repelentes

Algumas plantas possuem compostos naturais que são desagradáveis para os mosquitos, ajudando a afastá-los. Essas plantas podem ser cultivadas tanto dentro quanto fora de casa. Algumas das mais importantes são:

– **Citronela:** este é um dos repelentes mais conhecidos. Esta planta pode ser usada em velas, óleos essenciais ou até mesmo em sua forma natural, em plantas.

– **Lavanda:** o aroma de lavanda é insuportável para os mosquitos. Além de afastá-los, também é uma boa opção para relaxamento.

– **Manjericão:** além de ser um ingrediente que melhora qualquer receita, o forte aroma de manjericão pode manter os mosquitos afastados. Essa planta pode ser cultivada em vasos perto das janelas, ajudando a evitar a entrada desses insetos.

– **Menta:** o aroma refrescante da menta atua como um repelente eficaz para os mosquitos.

– **Calêndula:** esta planta aromática é eficaz tanto em vasos como em jardins, além de ser visualmente atraente.

### Óleos essenciais

Além das plantas aromáticas, existem vários óleos essenciais que podem ser aplicados na pele ou em difusores. Entre eles estão o óleo de citronela, eucalipto limão, de nim, que podem repelir uma ampla variedade de insetos, e o óleo de árvore do chá, com propriedades antimicrobianas e repelentes.

![O óleo essencial de lavanda é ideal para afastar os mosquitos.](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2021/02/aceites-mosquitosjpg-300×168.jpg)

### Vinagre

Este produto geralmente utilizado como condimento é um bom repelente natural que pode ser usado de várias maneiras. Pode ser diluído e aplicado na pele, ou deixado em um recipiente para atrair e capturar os mosquitos. Também pode ser misturado com água e borrifado nas áreas da casa onde eles mais se acumulam.

### Armadilhas caseiras com açúcar e fermento

As armadilhas caseiras para mosquitos também são repelentes eficazes e ecologicamente corretos, como a mistura de água, açúcar e fermento. Isso ajudará a atrair os mosquitos devido ao dióxido de carbono liberado pelo fermento. Essas armadilhas podem ser colocadas em janelas ou locais onde os mosquitos são frequentes.

### Casca de citrinos

Não apenas os óleos cítricos, como o de laranja, toranja e limão, são bons para afastar os mosquitos, mas também as cascas dessas frutas. Essas cascas podem ser colocadas em locais onde os mosquitos costumam aparecer, ou diluídas e aplicadas na pele para mantê-los afastados.

**[Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas