Inglaterra terá uma nova floresta nacional, graças ao plantio de 20 milhões de árvores.
Será o primeiro dos três prometidos pelo governo do Reino Unido para ajudar a cumprir o objetivo legalmente vinculante de ter 16,5% no país até 2050.
Com 2.500 hectares de área verde, avança-se com a campanha “florestas nacionais”.
Nova floresta na Inglaterra: como é a campanha
De acordo com o divulgado pela BBC, a Floresta Ocidental será composta por novas e existentes em Gloucestershire, Wiltshire, Somerset, Cotswolds e Mendips, bem como em áreas urbanas como Bristol, Swindon e Gloucester.
Trata-se de um avanço celebrado, mas ainda distante do grande objetivo. Até agora, apenas foi alcançada uma cobertura de 10%.
As pesquisas mais recentes mostram que a área total de florestas em todo o Reino Unido é estimada atualmente em 3,28 milhões de hectares.
Isso representa 13% da área total da nação, mas na Inglaterra apenas 10% são florestas.
Em todo o Reino Unido, o objetivo é plantar 30.000 hectares de floresta a cada ano.
Os objetivos do Governo
Novas áreas para florestas na Inglaterra.
Os últimos números anuais indicam que foram plantados cerca de 21.000 hectares, a maioria na Escócia e apenas 5.500 na Inglaterra.
Andy Egan, responsável pelas políticas de conservação da Woodland Trust, disse que houve um “progresso significativo” no plantio de árvores, mas ainda há muito a ser feito para atingir as metas
Nesse sentido, indicou que manter o financiamento do governo era essencial. “O plantio bem-sucedido de árvores e sua gestão contínua exigem apoio econômico a longo prazo“, afirmou.
“Um ambiente de gastos públicos difícil poderia correr o risco de desfazer grande parte do bom trabalho”, acrescentou.
Um investimento de 7,5 milhões de libras
O governo local garantiu que investirá 7,5 milhões de libras do tesouro público nesta nova floresta ao longo dos próximos cinco anos.
A Floresta Ocidental é a primeira nova nacional a ser designada na Inglaterra em 30 anos, após a criação da Floresta Nacional original em Leicestershire, Derbyshire e Staffordshire, onde foram plantadas 9,8 milhões de árvores.