Córdoba, premiada entre as cidades saudáveis do mundo.

Más leídas

Córdoba foi destacada entre as conhecidas como cidades saudáveis do mundo e recebeu um prêmio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A capital da província homônima foi distinguida juntamente com Fortaleza, Brasil, e Manchester, no Reino Unido.

As três compartilham, sob o olhar do organismo, uma visão saudável para seus residentes com seus parques livres de fumo, iniciativas de ar limpo e de almoços escolares para combater a obesidade.

Córdoba, entre as cidades saudáveis destacadas

Receberam o reconhecimento na Cúpula de Cidades Saudáveis, realizada em Paris e co-patrocinada pela OMS e pelas organizações sem fins lucrativos Bloomberg Philanthropies e Vital Strategies.

As políticas que se destacaram da capital provincial. (Foto: Wikipedia).

No caso da cidade argentina, destacou-se sua política de eliminar as bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente, assim como os alimentos ultraprocessados, de todas as escolas até 2026.

Até o momento, 15.000 crianças do ensino fundamental de 26 escolas se beneficiaram com a medida.

A oficial de Comunicação da OMS, Jaimie Guerra, afirmou que atualmente se observa “um grande progresso no liderança local”. Nessa linha, destacou: “estão se unindo à luta e tentando reduzir as taxas das principais causas de morte no mundo: doenças cardíacas, diabetes, cânceres e doenças respiratórias”.

A Cúpula reuniu prefeitos e funcionários de 61 cidades de todo o mundo para debater como construir comunidades locais mais saudáveis.

“Modelo a seguir”

O diretor-geral da OMS parabenizou as três cidades vencedoras e afirmou que são um modelo a ser seguido por outras metrópoles.

Refrigerante. Foto: Pixabay. Destaque para a medida de Córdoba que retira os refrigerantes, entre outros alimentos, das escolas. (Foto: Pixabay).

Essas cidades estão na vanguarda da luta contra as doenças não transmissíveis e as lesões, segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus.

No caso da cidade brasileira de Fortaleza, ela foi premiada por ter implementado um primeiro quadro legal para monitorar a qualidade do ar. Busca-se conter a poluição do ar e ajudar as pessoas a respirar com mais facilidade.

Em 2023, as autoridades municipais adotaram um decreto que garante o monitoramento local dos poluentes do ar e a instalação de sensores de baixo custo para uma melhor coleta de dados.

Manchester também recebeu uma distinção. (Foto: Pixabay). Manchester também recebeu uma distinção. (Foto: Pixabay).

Quanto a Manchester, ela recebeu a distinção por continuar os esforços para reduzir o consumo de tabaco na área metropolitana (conhecida como Greater Manchester). Apresentou seu primeiro parque livre de fumo de 2,6 hectares.

Essa cidade do norte da Inglaterra também lançou um conjunto de ferramentas para hospitais livres de fumo. Além disso, está desenvolvendo um conjunto mais amplo de medidas para apoiar as organizações na criação de espaços livres de tabaco.

Já conheces nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Inglaterra: resgatam mais de 80 animais em operação contra maus-tratos.

Numa operação contra o maltrato animal envolvendo a polícia de South Yorkshire, a RSPCA (Organização Beneficente de Combate à...

Noticias relacionadas