Reservas naturais urbanas: por que têm uma importância central

Más leídas

As reservas naturais urbanas funcionam como oásis no meio das grandes cidades. Além disso, são espaços de conservação de espécies nativas, corredores migratórios e locais ideais para realizar atividades relacionadas com a natureza. Um exemplo comum é a observação de aves.

Também são os espaços escolhidos por muitas escolas e instituições para ensinar aos alunos conteúdos de educação ambiental. As reservas são também um espaço educativo para toda a comunidade.

Entre vários pontos, podem-se aprender as funções dos ecossistemas, a importância de diferenciar espécies nativas de exóticas e seus benefícios para o ambiente em geral.

Reservas naturais urbanas: algumas das principais funções

reservas ecológicas A importância das reservas urbanas.

Estas áreas protegidas constituem uma estratégia fundamental para a conservação a longo prazo da diversidade biológica e cultural, fornecendo bens e serviços ecossistêmicos essenciais para a sociedade e a vida em geral.

É importante diferenciar as reservas urbanas dos Parques Nacionais, pois não têm a mesma magnitude. Mas são espaços de maior envergadura do que uma praça ou um parque da cidade, pois estão relacionados a alguma formação natural, mesmo que seja em pequena escala.

Enquanto continua a tendência de concentração da população nas cidades, um dos grandes desafios atuais é projetá-las para garantir uma qualidade de vida adequada e equitativa para os habitantes.

Alguns benefícios e valores que proporcionam são:

  • Proteger as bacias hidrográficas e os solos.
  • Colaborar com a regulação do clima.
  • Fornecer recursos e matérias-primas, alimentos e medicamentos.
  • Contribuir para o controle biológico de pragas e doenças.
  • Proporcionar o ambiente ideal “in situ” para a pesquisa científica, a educação e a formação ambiental.
  • Permitir o desenvolvimento de atividades turísticas e recreativas sustentáveis que promovem o desenvolvimento social e econômico local e regional.
  • Fornecer valores culturais, emocionais e espirituais obtidos das relações humanas com os ecossistemas.
  • Constituir cenários de integração da conservação da biodiversidade com seu uso sustentável.

A importância do cuidado dos cidadãos

Reserva Natural A importância central das reservas naturais.

É importante destacar também o papel fundamental da participação cidadã na manutenção e também na criação de muitas reservas naturais.

Várias delas estão localizadas em terrenos abandonados ou pouco cuidados ou onde anteriormente funcionavam outras atividades.

No entanto, muitas vezes, devido às petições e ao cuidado dos cidadãos, conseguiram tornar-se um espaço de conservação e recreação para que os moradores desfrutem.

A Reserva Ecológica Costanera Sur, a primeira da Cidade de Buenos Aires

Embora as reservas naturais possam ser encontradas em todos os pontos do país, nos espaços urbanos mais povoados é mais comum não as ver.

Um caso a destacar, a título de exemplo, é a Reserva Ecológica Costanera Sur, a primeira Área Natural Protegida da Cidade de Buenos Aires, também a mais importante do distrito.

Estende-se por mais de 350 hectares, seus caminhos alcançam nove quilômetros de extensão e podem ser encontradas espécies pertencentes a três ecorregiões do nosso país. Tanto o Delta e Ilhas do Paraná, o Pampa e o Espinal.

Além disso, ali podem-se observar mais de 360 espécies de aves, o que representa um terço de todas as do país.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Japão e a caça de baleias: um conflito ambiental não resolvido

O Japão é um dos três países que ainda estão caçando baleias, argumentando que é uma parte importante de...

Noticias relacionadas