As reservas naturais urbanas funcionam como oásis no meio das grandes cidades. Além disso, são espaços de conservação de espécies nativas, corredores migratórios e locais ideais para realizar atividades relacionadas com a natureza. Um exemplo comum é a observação de aves.
Também são os espaços escolhidos por muitas escolas e instituições para ensinar aos alunos conteúdos de educação ambiental. As reservas são também um espaço educativo para toda a comunidade.
Entre vários pontos, podem-se aprender as funções dos ecossistemas, a importância de diferenciar espécies nativas de exóticas e seus benefícios para o ambiente em geral.
Reservas naturais urbanas: algumas das principais funções
A importância das reservas urbanas.
Estas áreas protegidas constituem uma estratégia fundamental para a conservação a longo prazo da diversidade biológica e cultural, fornecendo bens e serviços ecossistêmicos essenciais para a sociedade e a vida em geral.
É importante diferenciar as reservas urbanas dos Parques Nacionais, pois não têm a mesma magnitude. Mas são espaços de maior envergadura do que uma praça ou um parque da cidade, pois estão relacionados a alguma formação natural, mesmo que seja em pequena escala.
Enquanto continua a tendência de concentração da população nas cidades, um dos grandes desafios atuais é projetá-las para garantir uma qualidade de vida adequada e equitativa para os habitantes.
Alguns benefícios e valores que proporcionam são:
- Proteger as bacias hidrográficas e os solos.
- Colaborar com a regulação do clima.
- Fornecer recursos e matérias-primas, alimentos e medicamentos.
- Contribuir para o controle biológico de pragas e doenças.
- Proporcionar o ambiente ideal “in situ” para a pesquisa científica, a educação e a formação ambiental.
- Permitir o desenvolvimento de atividades turísticas e recreativas sustentáveis que promovem o desenvolvimento social e econômico local e regional.
- Fornecer valores culturais, emocionais e espirituais obtidos das relações humanas com os ecossistemas.
- Constituir cenários de integração da conservação da biodiversidade com seu uso sustentável.
A importância do cuidado dos cidadãos
A importância central das reservas naturais.
É importante destacar também o papel fundamental da participação cidadã na manutenção e também na criação de muitas reservas naturais.
Várias delas estão localizadas em terrenos abandonados ou pouco cuidados ou onde anteriormente funcionavam outras atividades.
No entanto, muitas vezes, devido às petições e ao cuidado dos cidadãos, conseguiram tornar-se um espaço de conservação e recreação para que os moradores desfrutem.
A Reserva Ecológica Costanera Sur, a primeira da Cidade de Buenos Aires
Embora as reservas naturais possam ser encontradas em todos os pontos do país, nos espaços urbanos mais povoados é mais comum não as ver.
Um caso a destacar, a título de exemplo, é a Reserva Ecológica Costanera Sur, a primeira Área Natural Protegida da Cidade de Buenos Aires, também a mais importante do distrito.
Estende-se por mais de 350 hectares, seus caminhos alcançam nove quilômetros de extensão e podem ser encontradas espécies pertencentes a três ecorregiões do nosso país. Tanto o Delta e Ilhas do Paraná, o Pampa e o Espinal.
Além disso, ali podem-se observar mais de 360 espécies de aves, o que representa um terço de todas as do país.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Inscreva-se!