A incrível descoberta em um vulcão submarino: “Nunca antes visto”

Más leídas

Uma equipe de cientistas explorava um vulcão submarino no oceano Pacífico e fez uma descoberta sem precedentes.

Na montanha localizada a 1500 metros de profundidade no mar, encontraram um criatório massivo de raias brancas. Havia milhares de ovos gigantes.

Descoberta sem precedentes em um vulcão submarino

Os pesquisadores do Pêches et Océans Canada exploram desde 2019 esta montanha submarina, que se eleva 1100 metros desde o leito marinho. Ocupa uma extensão de 2000 quilômetros quadrados.

De acordo com o grupo de cientistas, a atividade geotérmica do vulcão se tornou o local ideal para que esses animais (Bathyraja spinosissima) depositassem seus ovos.

Inicialmente, pensava-se que a estrutura estava inativa e que seu entorno carecia de atividade térmica, mas a análise dos cientistas agora mostra o contrário.

O calor que emana do vulcão gera um habitat ideal para várias espécies marinhas e, em particular, para as raias brancas do Pacífico.

Os biólogos identificaram no topo do vulcão um número sem precedentes de ovos de raia, com um diâmetro de aproximadamente 50 centímetros.

A pesquisadora Cherisse Du Preez, em declarações ao meio Science Post França, descreveu quão impressionante foi a descoberta.

“É algo nunca visto”, definiu. Os especialistas acreditam que a proximidade à fonte de calor vulcânico acelera o desenvolvimento dos embriões, encurtando o tempo de incubação, que em condições normais pode durar quatro anos.

Um ecossistema em torno do calor vulcânico

A raia branca do Pacífico. (Foto: captura video).

A raia branca do Pacífico, que pode ultrapassar os dois metros de comprimento e os 45 kg. É uma espécie pouco estudada devido ao seu habitat em águas extremamente profundas, entre os 800 e 2900 metros.

Seus ovos se destacam pelo tamanho incomum, em comparação com seu corpo, permitindo-lhes armazenar uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Os cientistas compararam esta descoberta com observações anteriores feitas em 2018 perto de fumarolas hidrotermais nas ilhas Galápagos. Lá também encontraram ovos de raia em águas termais.

No entanto, a magnitude do criatório descoberto no vulcão canadense é significativamente maior e confirma que essas criaturas desenvolveram uma estratégia única para aproveitar o calor geotérmico em sua reprodução.

O que é um vulcão submarino

Um vulcão submarino.

Um vulcão submarino é uma estrutura geológica que se encontra debaixo do mar e que expulsa magma, vapor e gases. Ele se forma quando há uma fenda no fundo do oceano.

No entanto, tem um comportamento diferente dos vulcões terrestres.
É raro que tenham erupções explosivas, a maioria não altera a superfície do oceano.

Além disso, o magma se solidifica muito mais rápido e se converte em vidro vulcânico.

Você já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas