Uma descoberta importante na biodiversidade colombiana foi confirmada com a identificação de uma nova espécie de ouriço: Coendou vossi. Com esta descoberta, o país soma sete espécies registradas desses roedores espinhosos, destacando a importância da pesquisa científica na região.
O Atlas da Biodiversidade Colombiana: grandes roedores já havia documentado seis espécies de ouriços no país, algumas descritas com base em exemplares tipo encontrados na Colômbia e outras a partir de indivíduos encontrados em países vizinhos. No entanto, o Coendou vossi é a primeira espécie descrita em 126 anos com localidade tipo dentro do território colombiano.
O processo de identificação começou em 2018, quando uma equipe de cientistas, liderada por Héctor E. Ramírez-Chaves, professor da Universidade de Caldas, e Elkin A. Noguera-Urbano, pesquisador do Instituto Humboldt, notou diferenças entre o Coendou quichua e certas populações de ouriços da floresta seca do Caribe e do vale interandino do rio Magdalena.
Para confirmar sua hipótese, os pesquisadores analisaram espécimes conservados em importantes museus internacionais como o Museu Americano de História Natural de Nova York, o Museu de História Natural de Londres e o Museu Sueco de História Natural. Também revisaram exemplares em coleções científicas colombianas, incluindo as do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Nacional, do Instituto Humboldt e de várias universidades do país.

ADN e morfologia revelam uma nova espécie
Após realizarem estudos de ADN, análises morfológicas e biogeográficas, a equipe determinou que os espécimes na Colômbia apresentavam diferenças significativas com Coendou quichua, cujo habitat está nos Andes do Equador. Na realidade, tratava-se de um complexo de espécies com três linhagens distintas: Coendou quichua no Equador, Coendou rothschildi na ecorregião do Chocó-Darién e a nova espécie Coendou vossi, endêmica das florestas úmidas e secas do Magdalena e do Caribe colombiano.
A descoberta foi validada e publicada no Journal of Mammalogy da Sociedade Americana de Mastozoologia, consolidando a Colômbia como um país chave para o estudo e conservação dos ouriços neotropicais. Esta descoberta destaca a riqueza natural do país e a necessidade de continuar protegendo seus ecossistemas únicos.

Quantas espécies de ouriços existem no mundo?
Estima-se que existam cerca de 30 espécies de ouriços no mundo, que pertencem às famílias Erethizontidae e Hystricidae. Esse animal é caracterizado por estar coberto de espinhos com os quais se defende dos predadores. Na verdade, seu nome vem do francês porcespin, que significa “porco de penas”.
Na América, encontramos o ouriço norte-americano ou ouriço-cacheiro (Erethizon dorsatum) que vive nas florestas do Alasca, Canadá e noroeste dos Estados Unidos, e o ouriço-arbóreo (Coendou prehensilis) que vive nas florestas do México até o Uruguai. Também existem os ouriços de cauda preênsil (Coendou), que habitam a zona Neotropical, desde o sul do México até o norte da Argentina.
A espécie de ouriço mais conhecida é Hystrix cristata, que pode medir até 60 cm de comprimento, 25 cm de altura e pesar 15 kg.
Fonte: INVDES-entreojos.co.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!