Uma nave espacial privada dos Estados Unidos, que está indo para a Lua, capturou vistas impressionantes da Terra uma semana após o seu lançamento.
Enquanto ainda estava orbitando a Terra, o módulo lunar da Firefly Aerospace ativou os seus propulsores na quinta-feira para se dirigir para a Lua, onde chegará em mais de um mês. Apelidada de Blue Ghost, a nave transmitiu fotos e vídeos do nosso planeta. A empresa do Texas publicou as imagens da vista da Terra na sexta-feira.
Projetos e colaborações espaciais
Blue Ghost é um dos dois módulos lunares lançados da Flórida pela SpaceX em 15 de janeiro. Está programado para pousar na Lua em 2 de março. O outro módulo é patrocinado pela empresa japonesa ispace e está seguindo uma rota ainda mais longa, que o levará a pousar na Lua no final de maio ou junho.
Esta é a primeira viagem à Lua para a Firefly e a segunda para a ispace, cujo primeiro módulo colidiu com o satélite natural em 2023. O último módulo da ispace, uma empresa com sede em Tóquio, chamado Resilience, ainda está orbitando a Terra e realizando todas as suas manobras para se aproximar da Lua.
Objetivo da missão lunar da Firefly Aerospace
O objetivo desta missão é levar experiências científicas para a superfície lunar, consolidando os planos da NASA de retornar astronautas à Lua nesta década.
Entre as cargas científicas transportadas, destaca-se o Experimento do Receptor GNSS Lunar (LuGRE), desenvolvido em conjunto com a Agência Espacial Italiana. Este dispositivo conseguiu captar sinais de navegação a partir de uma distância recorde de 330.996 quilômetros, marcando um avanço significativo na tecnologia de navegação espacial.
A missão inclui seis cargas úteis da NASA, projetadas para estudar desde radiação até sistemas de computação avançados. Entre elas, destaca-se o LuGRE, que demonstrou a capacidade de adquirir sinais GPS e Galileo a partir de distâncias sem precedentes. Este avanço poderia transformar a navegação em missões futuras.
Além disso, o módulo capturou imagens impressionantes, como um eclipse da Terra visto do espaço, destacando a importância científica e visual desta missão.
Foto da capa da Firefly Aerospace
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve!