O barulho do tráfego está alterando o comportamento das aves nas Ilhas Galápagos

Más leídas

Um estudo recente publicado na Animal Behaviour revelou como o comportamento dos machos das aves currucas amarelas das Galápagos se torna mais agressivo devido ao ruído do tráfego.

Esse fenômeno, chamado de “raiva da estrada”, reflete os efeitos nocivos da poluição sonora gerada pela crescente atividade humana nas ilhas.

O que o estudo descobriu?

Pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin e do Centro de Pesquisa Konrad Lorenz observaram 38 machos de curruca rabilonga em Santa Cruz e Floreana.

Usando gravações que combinavam cantos de aves e sons de tráfego, descobriram que as aves próximas às estradas (a menos de 50 metros) reagiam de forma mais agressiva, possivelmente se preparando para um confronto.

Crescimento humano nas Galápagos

Desde que Charles Darwin desenvolveu sua teoria da evolução humana após uma viagem às ilhas em 1835, as Galápagos têm sido consideradas um santuário para a vida selvagem. Mas o enorme aumento das comunidades humanas desde então deixou marcas nas espécies autóctones.

A população permanente passou de apenas 2.000 habitantes na década de 1960 para cerca de 32.000 atualmente, crescendo 6% ao ano. Além disso, mais de 200.000 turistas visitam o arquipélago anualmente. Essa crescente presença humana resultou em mais veículos nas estradas. No entanto, até agora não estava claro como o ruído do tráfego afetava os animais das ilhas.

Importância para a conservação

Essa mudança de comportamento nas aves pode ter repercussões em suas populações e no equilíbrio do ecossistema. As Galápagos, famosas por sua biodiversidade única, enfrentam desafios crescentes devido à atividade humana.

“É fundamental desenvolver estratégias para mitigar os efeitos da poluição sonora na fauna, especialmente em locais remotos como as Galápagos”, afirmou um dos autores do estudo.

Foto da capa: Matthew Roth/Flickr

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Sete das principais ameaças globais à biodiversidade estão na Argentina.

Um time internacional de 32 cientistas identificou as **15 questões ambientais** que afetarão a conservação da **biodiversidade do planeta**...

Noticias relacionadas