Um estudo recente da NASA, baseado em quase duas décadas de observações, revelou mudanças inéditas no ciclo global da água impulsionadas em grande parte por atividades humanas como a agricultura. Essas mudanças podem alterar ecossistemas e desafiar a gestão hídrica em diversas regiões.
“A intervenção humana no ciclo da água é mais significativa do que pensávamos”, afirmou Sujay Kumar, cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard e coautor do estudo publicado em PNAS. Por sua vez, os pesquisadores identificaram três tipos de alterações: tendências, como o esgotamento de reservas subterrâneas; mudanças sazonais, como degelos mais precoces; e fenômenos extremos, como inundações que agora são mais frequentes.
Em regiões como o norte da China, a seca persistente contrasta com cultivos em bom estado devido à irrigação intensiva, o que destaca como as intervenções humanas podem provocar efeitos complexos no ciclo hídrico, incluindo a evapotranspiração e a escorrência.
“O desenho de infraestruturas e sistemas de alerta se baseia em suposições sobre um ciclo hídrico estável, algo que já não é válido para algumas regiões”, explicou Wanshu Nie, autor principal do estudo.
Como o humano interfere no ciclo global da água?
A análise integrando dados de satélites de múltiplas missões da NASA, como o Gravity Recovery and Climate Experiment, para simular o armazenamento e os fluxos de água globalmente. Segundo Augusto Getirana, coautor do estudo, esses avanços permitirão desenvolver modelos mais precisos que integrem os impactos humanos no ciclo da água.
A pesquisa sugere que planeadores e gestores devem adaptar-se a esta “nova normalidade” hídrica, considerando as mudanças atuais para garantir a sustentabilidade dos recursos no futuro.
Como é o ciclo da água?
O ciclo da água é um processo contínuo que consiste no movimento da água entre a atmosfera, os corpos de água e a superfície terrestre. Este ciclo é impulsionado pela energia solar.
As etapas do ciclo da água são:
- Evaporação: O calor do sol evapora a água dos corpos de água e dos organismos vivos.
- Condensação: O vapor de água sobe para a atmosfera e muda de estado físico.
- Precipitação: O vapor de água condensado cai na superfície terrestre em forma de chuva, granizo, neve ou orvalho.
- Infiltração: A água que cai no solo filtra-se e converte-se em água subterrânea.
- Escorrência: A água que cai na superfície terrestre escorre para os rios, lagos ou o mar.
O ciclo da água é importante porque regula a temperatura e o clima da Terra.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!