ONU: A última década foi a mais quente na Terra, com níveis de CO2 atingindo o ponto mais alto em 800.000 anos.

Más leídas

O ano de 2024 foi registrado como o ano mais quente da história, de acordo com o relatório anual sobre o Estado do Clima da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiram o seu ponto mais alto em 800.000 anos.

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, instou os líderes globais a agir. Ele apontou que o objetivo de limitar o aquecimento a 1,5°C desde os níveis pré-industriais ainda é possível, embora o planeta tenha ultrapassado temporariamente esse limiar em 2024.

O fenômeno de El Niño, combinado com a queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás, exacerbou as temperaturas recordes do ano passado.

Impactos na vida e na economia global

O aquecimento global tem contribuído para a ocorrência mais frequente e grave de fenômenos climáticos extremos:

  • Em 2024, foram registrados 151 eventos climáticos extremos sem precedentes, incluindo ondas de calor, chuvas torrenciais, inundações, furacões e secas.
  • Esses eventos causaram perdas econômicas massivas, agravaram crises alimentares e deslocaram o maior número de pessoas em 16 anos.

Celeste Saulo, Secretária-Geral da OMM, enfatizou que este relatório é um alerta para reconhecer os risco crescentes para nossas vidas e economias.

Retrocesso nos compromissos climáticos

O relatório chega em um momento em que os Estados Unidos, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, retrocedeu em seus compromissos climáticos sob a administração de Donald Trump para reduzir os níveis de CO2. Isso tem gerado preocupação sobre a possibilidade de outras nações adotarem objetivos climáticos menos ambiciosos.

Rumo a uma ação global urgente

O relatório da OMM destaca a importância de aproveitar as energias renováveis para limitar o aquecimento global e evitar consequências catastróficas.

Com o objetivo do Acordo de Paris ainda ao alcance, mas cada vez mais difícil de alcançar, este relatório destaca a necessidade de um compromisso global imediato para enfrentar a crise climática.

Foto de capa: Unsplash

*Com informações da AP

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas