Um estudo científico recentemente revelou por que não é aconselhável reutilizar a garrafa de plástico para beber água.
As pesquisas sobre o impacto na saúde são praticamente constantes. Nesse sentido, pesquisadores chineses investigaram essa questão e publicaram os resultados na Communications Biology.
O principal problema em reutilizar a garrafa de plástico para beber água
Entre as conclusões, destacaram o fato de que as garrafas de plástico são a principal fonte de ingestão de microplásticos ingeridos pelos seres humanos.
Como os microplásticos chegam ao organismo.
Além disso, são os principais transportadores do benzo[a]pireno para o organismo. Trata-se de um contaminante encontrado no ambiente que foi demonstrado ser tóxico.
Além disso, entre as descobertas feitas pelos pesquisadores está o impacto que os microplásticos teriam na saúde, podendo causar danos aos órgãos internos uma vez absorvidos pelo sistema digestivo.
Segundo eles, essas partículas podem causar “danos significativos” na parede intestinal e nos rins, causando uma “inflamação sistêmica”, conforme citado no próprio estudo.
A principal característica é seu tamanho diminuto, de apenas cinco milímetros, o que dificulta enormemente sua eliminação. Não estão presentes apenas no ambiente, mas também nos alimentos, nos mares e oceanos.
Geralmente são gerados a partir da fragmentação de plásticos maiores. Daí a importância de uma gestão adequada ao descartá-los.
Como alternativa à água engarrafada, podem-se adquirir garrafas reutilizáveis, como de vidro ou alumínio.
Microplásticos em casa: onde estão em maior quantidade e como podem ser evitados
Os microplásticos se espalharam tanto, devido à poluição por plásticos, que é muito difícil detectar em quais locais podem estar mais presentes.
Embora essas partículas estejam onipresentes no ambiente, existem várias fontes que contribuem para sua presença e alternativas para ajudar a evitá-las, começando pela sua cozinha.
Os 5 produtos a evitar para reduzir a exposição aos microplásticos
1. Tábuas de corte de plástico
Segundo um estudo da Sociedade Americana de Química, apenas as tábuas de corte podem expor os seres humanos a até 79,4 milhões de microplásticos de polipropileno – um tipo de polímero plástico – por ano.
Por isso, as tábuas de corte de vidro temperado são uma alternativa econômica, fácil de limpar e geralmente livres de microplásticos.
Que danos causam os microplásticos.
2. Recipientes de comida próprios para micro-ondas
Os produtos de plástico rotulados como “próprios para micro-ondas” podem liberar quantidades significativas de microplásticos nos alimentos quando aquecidos.
Um estudo realizado em 2023 por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln descobriu até 4 milhões de microplásticos por centímetro quadrado em certos alimentos embalados em plástico “próprio para micro-ondas”.
Outra opção é evitar produtos embalados com ftalatos, estireno e bisfenóis, que são tipos de substâncias químicas associadas a vários plásticos, conforme sugere um documento da Academia Americana de Pediatria.
3. Formas de gelo de plástico
Assim como os microplásticos na água engarrafada, as formas de gelo de plástico também podem causar contaminação.
Embora haja menos pesquisas a esse respeito, o congelamento do plástico pode fazer com que as partículas se infiltrem na água, de forma semelhante ao processo observado com os plásticos aquecidos. Foi o que indicou um professor associado entrevistado pelo portal de saúde dos EUA HealthCentral.
Nos últimos anos, uma opção mais sustentável se tornou popular: as formas de gelo de aço inoxidável. Não apenas melhoram a estética das bebidas, mas também esfriam mais rapidamente.
Do mesmo modo, as formas de gelo de silicone são promovidas como uma alternativa sustentável.
5. Copos de papel
Embora se pense que os copos de papel são mais amigos do ambiente, surpreendentemente contribuem para a poluição por plásticos. Eles requerem uma camada impermeabilizante, que geralmente consiste em até 10% de polietileno de alta densidade, para evitar vazamentos de líquidos.
O reciclar copos de papel é problemático devido à necessidade de separar a camada impermeabilizante do papel, o que complica o processo.
Escolher um termo de aço inoxidável reutilizável não apenas beneficia o meio ambiente, mas também reduz a exposição aos microplásticos.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!