Numa demonstração das possibilidades oferecidas pela clonagem para a conservação de um animal em perigo de extinção, cientistas dos EUA conseguiram o nascimento de filhotes de furão-de-patas-negras (Mustela nigripes) a partir de uma mãe clonada.
Este furão está seriamente ameaçado de desaparecer do planeta.
Diversidade Genética e Clonagem
A perda de diversidade genética é um dos fatores que favorecem a extinção de uma espécie.
No caso do furão-de-patas-negras, todos os exemplares descendem de apenas sete indivíduos, tornando-os vulneráveis a doenças graves.
A mãe clonada, Antonia, e suas clones irmãs, Elizabeth-Ann e Noreen, foram criadas utilizando células congeladas de um exemplar falecido chamado Willa, cujo material genético contém três vezes as variações genéticas dos furões atuais.
Impacto e Futuro
Ao reintroduzir a genética de Willa na população atual, os cientistas esperam recuperar um pouco da diversidade genética por meio de novas crias clonadas para este animal em perigo de extinção.
O nascimento dos filhotes de Antonia marca um marco importante na conservação de espécies em perigo de extinção, embora a clonagem por si só não garanta o sucesso da recuperação. É crucial preservar os habitats, gerir as doenças e reintroduzir os furões no meio ambiente.
Situação Atual do Furão-de-Patas-Negras
As populações do furão-de-patas-negras, uma espécie que em algum momento se acreditou estar extinta mundialmente, estão se recuperando gradualmente. Nos últimos trinta anos, os esforços conjuntos de várias agências estaduais e federais, zoológicos, tribos nativas americanas, organizações de conservação e proprietários privados deram ao furão-de-patas-negras uma segunda chance de sobreviver.
Os esforços de recuperação ajudaram a restaurar a população, alcançando cerca de 300 indivíduos na América do Norte.
A perda de habitat e as doenças continuam sendo as maiores ameaças para esta espécie considerada em perigo de extinção.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!