O Programa Patagônia, parte do Departamento de Conservação de Aves Argentinas e da Fundação Bariloche (CONICET), foi nomeado por importantes especialistas em restauração. É um dos projetos de conservação finalistas dos prêmios da organização European Outdoor Conservation Association (EOCA).
Esta nomeação ocorre no âmbito de um projeto impulsionado pelo programa, que tem como objetivo promover a restauração ambiental e gerar uma convivência harmoniosa com o desenvolvimento turístico nas terras do famoso Monte Fitz Roy.
O objetivo é promover a conservação do vale do Rio de las Vueltas e seus afluentes, nas proximidades de El Chaltén, para proteger espécies como o Pato de los Torrentes, o Chinchillón Anaranjado, a Ranita de El Chaltén, entre muitas outras.
O que é a European Outdoor Conservation Association?
A EOCA é uma organização beneficente europeia que financia projetos de conservação, proteção e restauração ao redor do mundo e, desde sua criação em 2006, já investiu mais de 5,8 milhões de euros em 206 projetos, em 65 países.
Ela tem apoiado iniciativas que abordam a perda de biodiversidade e mitigam as mudanças climáticas. Os projetos vencedores são totalmente financiados.
Como é o projeto de conservação Programa Patagônia?
O projeto impulsionado pelo Programa Patagônia em conjunto com o CONICET, e com o apoio local e provincial, tem como objetivo principal a restauração do rio De Las Vueltas, gerando ações para fortalecer a conservação de espécies endêmicas e ameaçadas da Patagônia Austral.
Para isso, será implementada a restauração de 12 quilômetros de trilhas e um programa de controle de espécies exóticas invasoras, como o Visón Americano. Tudo isso com a participação ativa da comunidade nesse processo.
El Chaltén é um destino turístico único para realizar uma grande variedade de atividades ao ar livre e anualmente estima-se que é visitado por mais de 1,2 milhões de pessoas. O projeto do Programa Patagônia busca impulsionar um sistema de trilhas que promoveria o baixo impacto das pessoas que as percorrem.
A EOCA também selecionou este ano como finalista na categoria de florestas, o projeto de restauração de florestas de tabaquillo nas serras de Córdoba, impulsionado pela associação Acción Serrana.
Para apoiar essas iniciativas, é possível participar da votação pública organizada pela EOCA seguindo estes passos simples:
- Acesse o site da EOCA e cadastre-se em: eocaconservation.org/vote
- Verifique seu e-mail para ativar o registro com o código enviado. Se necessário, verifique a pasta de SPAM.
- Acesse novamente o site, você precisará votar em todas as categorias.
- Na terceira e última categoria “Mountain”, role até o final e procure pelo projeto “Protecting and restoring Austral Patagonia’s UNESCO Jewel, Argentina”. É o único projeto da Argentina nessa seção.
As votações estarão abertas até 14 de abril, às 9h (Arg), e o projeto vencedor receberá o financiamento que permitirá desenvolver as ações propostas.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!