A Fundação Natura Argentina, em colaboração com a Aliança Gato Andino, iniciou uma nova campanha em Uspallata para proteger o gato andino, uma das espécies felinas mais ameaçadas do planeta.
A iniciativa conta com o apoio da comunidade local, incluindo grupos de baqueanos do Regimento de Infantaria de Montanha 16, alpinistas, estudantes, professores e moradores comprometidos com a conservação da fauna local.
Proteger o Felino mais Ameaçado
A campanha inclui diversas atividades de sensibilização, pesquisa e arte comunitária. Destaca-se a instalação de armadilhas com câmera durante três dias de trabalho de campo, com o objetivo de estudar a distribuição e uso do habitat do gato andino.
Essas ações buscam melhorar a compreensão sobre a presença dessa espécie em Uspallata e conscientizar a comunidade.
Avanços na criação do Parque Nacional de Uspallata
Graças a esses esforços, espera-se avançar na conservação do gato andino e fornecer informações vitais para a criação do Parque Nacional de Uspallata, uma iniciativa crucial para proteger o habitat dessa espécie em perigo de extinção.
Inauguração do mural do gato andino
Um dos momentos mais emocionantes da campanha foi a inauguração de um mural na Escola Primária Combate de Potrerillos em 19 de novembro passado.
Criado pelas artistas Mar Sabatini e Andrea Fietta, o mural é um apelo à conservação da fauna local e um esforço conjunto para proteger o habitat do gato andino.
Agustina Di Pauli, bióloga e coordenadora do projeto de conservação da Natura Argentina em Uspallata, destaca: “O mural tem como objetivo valorizar a biodiversidade de Uspallata, e principalmente dessa espécie que está em grave perigo de extinção. Lembremos que o gato andino é um dos cinco felinos mais ameaçados do mundo.”
Durante o evento, também foi realizada uma palestra educativa sobre a biologia do gato andino, dirigida principalmente às crianças, futuros guardiões da biodiversidade.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!